Redução de custos de Capex é tema de painel na Exposibram

Por Conexão Mineral 19/09/2017 - 12:07 hs

A TSX Advisors estará na Exposibram 2017 para falar de “Redução de Custos de Capex”, um dos assuntos de maior relevância no cenário econômico atual.  A empresa falará do tema no Painel de mesmo nome, no pavilhão  Britânico, dia 19 de setembro, às 15h, junto com o governo britânico, que pela primeira vez participará do evento.

A experiência da TSX em serviços para grandes empresas na estruturação e implantação de investimentos de capital permitiu aos seus gestores um grande domínio sobre a redução de custos na formação do CAPEX (Capital Expenditure). No portfólio, são mais de 100 projetos para empresas como Vale, ArcelorMittal, Votorantim, Usiminas, CSN, Toshiba, Anglo American, Lafarge Holcim, dentre outras. Mas para o CEO da TSX, Paulo Eduardo Pinto, apesar do amadurecimento substancial das práticas de implantação de projetos de capital no Brasil ao longo da última década, o país ainda não alcançou a formação austera e eficiente do CAPEX. “O que vemos é que ainda precisamos amadurecer em algumas práticas, já que nos próximos anos teremos uma grande entrada de investidores estrangeiros”, afirma.

No Painel na Exposibram, Paulo Eduardo apresentará a metodologia TSX – Total Saving Xcellence® que já proporcionou a redução de custos tributários diretos e indiretos superiores a R$ 4,5 bilhões aos seus clientes. “A nossa presença no mercado deu base para a metodologia que ajuda a reduzir custos e mitigar riscos em projetos. Essa metodologia comprovadamente pode elevar a melhores níveis de maturidade e melhora na performance das empresas”, declara o CEO.

A TSX também está firmando parcerias com agentes de mercados no estrangeiro que querem investir no Brasil, como é o caso dos britânicos. “Em abril nós realizamos o primeiro TSX Meetings de 2017 que promoveu o encontro entre diretores de grandes mineradoras e os membros do governo britânico, que teve a presença do ministro de investimento do Reino Unido, Greg Hands. Agora na Exposibram estamos com eles no pavilhão e podemos dizer que a presença dos ingleses no evento só reforça o interesse que eles têm em estreitar relações comerciais com o Brasil”. Para Paulo, a indústria de mineração britânica é muito forte e possui larga experiência em toda a cadeia e essa pode ser uma importante parceria para as mineradoras.

Para o CEO da TSX, as grandes empresas brasileiras, não só de mineração, mas de outros setores, precisam se preparar para as novas possibilidades de crescimento do Brasil nos próximos anos. “Sabemos que a retomada da economia brasileira virá também por meio de investimentos externos. A TSX espera contribuir para apoiar as empresas que querem receber esse capital internacional. Nosso escritório já possui relação comercial com mais de 30 países e diversos fornecedores estrangeiros. Por outro lado, precisamos mostrar às empresas estrangeiras como investir no Brasil com segurança e que elas podem ter um bom suporte para planejar seus empreendimentos localmente”, conclui. 

A metodologia desenvolvida pela TSX amplifica a conciliação dos aspectos de engenharia, compras e finanças com os fatores fiscais e logísticos do projeto, propondo uma equivalência próxima de importância de todos esses fatores. A TSX desafia a formação de pacotes de engenharia e a tradição de algumas práticas de compras e sugere um olhar que contempla questões fiscais e logísticas quando da formação do CAPEX. Essa visão holística do processo proporciona a mitigação de riscos até então não conhecidos e uma melhor gestão do projeto, segundo a empresa.