Anglo American comemora centenário e imagina como será o futuro da mineração

Por Conexão Mineral 19/09/2017 - 10:28 hs
Foto: Anglo American

A Anglo American comemora seu centenário de fundação e seus 45 anos de Brasil na 17ª Exposibram, convidando os visitantes a sonhar com a mineração que desejam ver. E a escolha pode ser feita ali mesmo, ao vivo e em cores. Um painel de LED será o fio condutor que vai abrir o caminho para que o público imagine a mineração do futuro, ao mesmo tempo em que relaciona as diversas possibilidades com os projetos da companhia. Ao final, será possível contribuir para um mundo mais sustentável, doando livros ou mudas de plantas. O espaço também abriga uma exposição de produtores locais, com degustação de produtos das regiões onde a companhia opera.

Uma das principais patrocinadoras do evento, a Anglo American tem um estande de 85 m2 no centro da feira. O painel interativo de LED é o principal atrativo do estande. Ao ativar o painel, o visitante preenche seus dados e em seguida surge na tela a pergunta “Como é a Mineração que você quer ver?”. Para cada tema escolhido pelo usuário, aparece um programa da empresa no âmbito socioeconômico ou ambiental.

Em seguida, o visitante é convidado a escolher o que prefere que a empresa doe, entre mudas e livros, e coloca a mão sobre a tela para receber o agradecimento pela sua participação no processo de definição.

Os livros serão doados pela Anglo American para as redes escolares dos municípios onde a empresa tem operações, nos estados de Minas Gerais e Goiás. Um levantamento está sendo feito com as prefeituras para se saber quais gêneros de livros são mais necessários. O público também pode participar de sorteio de livros no próprio estande.

Para a doação de mudas, a Anglo American tem uma parceria com o Respira Mais, uma consultoria ambiental parceira da Anglo American em processos de neutralização das emissões de carbono. Por sinal, o estande da Anglo American foi totalmente concebido para ser “Carbono Neutro”. Um selo do Respira Mais indica que “a empresa compensou as emissões de CO2e (equivalência em gás carbônico) oriundas do estande montado na Exposibram”.

O cálculo dessa neutralização foi feito baseado na metodologia GHG Protocol, pela qual a Anglo American recebeu, em agosto, o Selo Ouro, pela transparência de seus processos de monitoramento e controle de emissões de gases do efeito estufa.

O visitante encontra ainda um monitor de tela de toque, onde digita o ano do seu nascimento ou um ano específico. O aplicativo carrega, então, as informações relativas àquela década, com destaque para fatos de destaque da história da Anglo American, que completa 100 anos neste ano, e acontecimentos marcantes do mundo naquele período. Também são exibidos marcos tecnológicos e inovadores da história da mineração.

Outro destaque do estande da Anglo American é a área com o nome “Pessoas que Constroem Nossa História com a Gente”. Ali, produtores locais, das regiões em que a mineradora opera, vão expor seus produtos, como queijos, doces, mel, e promover degustações.