AMC Brasil e Reflex mostram soluções em fluidos e instrumentação para sondagens

Por Conexão Mineral 18/09/2017 - 11:01 hs
Foto: AMC Brasil
AMC Brasil e Reflex mostram soluções em fluidos e instrumentação para sondagens
LW SRU é a unidade de remoção de sólidos leves

A AMC Brasil e a Reflex, ambas do grupo ImdexLimited, organização global que oferece soluções em fluidos, instrumentação e sondagem para perfuração, participam da Exposibram 2017. No Brasil, as duas empresas atendem juntas mais de três mil clientes. 

Um dos destaques da AMC Brasil é o AMC BOS (BoreholeOptimisation System, ou sistema para otimizar perfuração). O sistema AMC BOS Unit™ compreende a ferramenta de perfuração que lubrifica e reveste o furo; e o AMC BOS FIX™, uma argamassa lubrificante de preenchimento rápido.

Outra novidade da AMC Brasil é a unidade de remoção de sólidos leves, ou LW SRU. Trata-se de um equipamento de controle de partículas sólidas. Um dos destaques é propiciar grande reaproveitamento de água nas operações. A máquina vem apresentando resultados expressivos em relação aos  benefícios econômicos, operacionais, ambientais e de segurança para perfuradores e empresas de pesquisa mineral. A LW SRU é móvel e facilmente rebocada por um veículo 4x4. Sua mobilidade permite manobrá-la, inclusive, no subsolo.

Sistema Fluido MMO - Trata-se de um modificador reológico para fluidos de perfuração, obtido da mistura de minerais, mescla sintética de óxido de magnésio e alumínio. Seu uso potencializa a suspensão dos sólidos e é indicado para formações não consolidadas, formações porosas e permeáveis. Comparado aos sistemas de fluidos tradicionais, segundo a empresa, os fluidos à base de MMO possuem excepcional limite de escoamento (LE), além de excelente capacidade de limpeza do furo e suspensão de sólidos.

Bore Hole Stablisher (BHS) – É um produto multifuncional, formulado especificamente para aplicações de perfuração a ar. Previne problemas no fundo do furo, como caimento e instabilidade da formação e da parede lateral, evita deformação no embocamento do furo e descalibração no diâmetro perfurado. O BHS também fornece um grau de lubrificação para o furo e irá melhorar a capacidade de elevação da corrente de ar para o transporte dos recortes.

Torque Guard – Lubrificante de extrema pressão, distintivo, de última geração e de alto desempenho, que utiliza tecnologias sofisticadas para melhorar a qualidade de lubrificação de um fluido de perfuração através de características avançadas de adesão e formação de filme lubrificante. O AMC Torque Guard é um redutor de torque de alto desempenho, formulado para atuar em solução aquosa e projetado especificamente para proporcionar redução de fricção através de características de lubrificação aprimoradas e ação de superfície. Proporciona melhor taxa de penetração, menor desgaste de superfícies de corte e dos equipamentos de furos e bombas (extremidades molhadas), além de evitar a corrosão.

Ezee Drill – Produto líquido, simples de usar, que melhora a eficiência da perfuração ao proporcionar estabilidade e lubrificação, sem os problemas associados à mistura de polímeros em pó. Este produto é ideal para operações de perfuração subterrânea, onde é possível fazer apenas um cisalhamento mínimo.

CorvisIS - Polímero em pó, de alto peso molecular, que foi desenvolvido para melhorar a recuperação de testemunhos, particularmente para obras em argilas expansivas e formações frágeis ou altamente fraturadas. Ele faz o encapsulamento dos recortes e ajuda a estabilizar a formação. O AMC CORVIS forma uma película de polímero protetora no tubo de perfuração e na broca, bem como nas paredes do furo, além de ajudar a fornecer lubrificação quando a coroa diamantada perfura formações problemáticas.

O Reflex Press™, juntamente com a solução Reflex XRF™ (que inclui Reflex XRF™, Imdexhub-IQ™ e ioGAS™), fornece a primeira solução de geoanáliseon-site disponível no mercado. O resultado é agilidade na tomada de decisões, economizando tempo e dinheiro.

A solução Relex IQ-Logger™ otimiza o tempo para Logging Estrutural em testemunho de sondagem orientado, bem como transferência digital de dados, formando uma trilha auditável e confiável. A capacidade de QA em tempo real, através de projeção imediata no estereonet, assegura que as orientações sejam precisas e confiáveis. Juntamente com o ACT, que é o líder mundial no mercado para coleta de orientação em testemunho, o trabalho torna-se mais fácil e confiável.