Universidade holandesa apresenta projetos para resgate do patrimônio cultural e do turismo em áreas afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco

Por Conexão Mineral 15/09/2017 - 15:33 hs
Foto: NHTV
Universidade holandesa apresenta projetos para resgate do patrimônio cultural e do turismo em áreas afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco
Universidade NHTV Breda de Ciências Aplicadas, sediada na cidade holandesa de Breda

A Universidade NHTV Breda de Ciências Aplicadas (NHTV), sediada na cidade holandesa de Breda e considerada uma das instituições da área de turismo mais prestigiadas do mundo, também participa da Exposibram.

Durante a feira, a NHTV apresentará seus projetos voltados para o resgate do patrimônio cultural e recuperação de turismo de regiões degradadas, que podem ser adotados nas áreas afetadas pelo desastre da barragem de rejeitos de 2015. Jos van der Sterren, reitor da NHTV Academy for Tourism, fará uma visita às regiões de Bento Rodrigues e Mariana, numa missão conjunta com empresas holandesas das áreas de mineração e de recursos hídricos com participação confirmada na Exposibram.

A Academy for Tourism é o braço de Turismo da Universidade NHTV Breda de Ciências Aplicadas e oferece diversos programas de bacharelado e mestrado com abordagens multidisciplinares do turismo com foco em sustentabilidade e inovação social. Além da formação acadêmica, a universidade oferece consultoria e apoio no desenvolvimento de projetos sociais voltados para o turismo em várias regiões do mundo.

Um case de sucesso da universidade é o programa HITT (iniciais em inglês de Treinamento Turístico de Alto Impacto para Empregos e Renda), que realiza o treinamento de pessoas que trabalham de maneira informal na área do turismo. O HITT foi implementado em sete países em desenvolvimento (Benin, Gana, Mali, Moçambique, Camboja, Nepal e Vietnã) desde sua criação, em 2011. A metodologia criada pela NHTV Academy for Tourism já treinou cerca de 8 mil pessoas, oferecendo conhecimento, qualificação, aumento de renda dos participantes, além de criar empregos e melhorar o serviço de turismo local.

Outro projeto interessante é o Innoguide Tourism, plataforma de troca de informações, boas práticas e experiências entre guias turísticos, organizações, instituições educacionais e profissionais de turismo de toda a Europa. A ideia nasceu em 2011, a partir de um projeto de treinamento inovador voltado para guias que abordava as áreas da sustentabilidade e interculturalidade -- hoje dois dos focos da área de e-learning da plataforma Innoguiding. 

Além da presença no estande holandês do pavilhão da Exposibram, a NHTV e demais organizações que integram a missão holandesa farão uma palestra técnica onde irão detalhar seu portfólio de serviços. A apresentação está marcada para quarta-feira, dia 20 de setembro, das 13h30 às 15h, no Auditório Turmalina - Sala 6.