Antea Group e Arcadis: expertise em consultoria ambiental

Por Conexão Mineral 15/09/2017 - 15:23 hs

Antea Group e Arcadis: expertise em consultoria ambiental
Porto de Houston, nos Estados Unidos

Mais duas empresas holandesas, a Antea Group e a Arcadis, confirmaram presença na 17ª edição da Exposibram. As multinacionais holandesas apresentarão ao público sua expertise na área de gerenciamento de segurança de recursos hídricos.

O Antea Group presta consultoria ambiental para diversos setores, como o de água, mineração, infraestrutura e planejamento urbano. O grupo pretende destacar na Exposibram a importância de uma abordagem integrada de gerenciamento, que leva em conta os aspectos ambientais, técnicos e sociais, para a garantia da segurança hídrica do cliente.

De acordo com Hilton Lucio, diretor comercial do Antea Group, atender as demandas hídricas de um empreendimento não é o suficiente no mercado atual. “Destacamos a necessidade de uma percepção macro que contemple as necessidades hídricas específicas e também as regionais, para que a economia, meio ambiente, saneamento e resiliência para eventos naturais catastróficos sejam considerados e viabilizados”, afirma Lucio.

O executivo cita como exemplo um projeto recente encabeçado pela Antea, de consultoria ambiental e obras de engenharia, visando a restauração da vida marítima no Monte Saint-Michel (França), uma pequena ilha rochosa situada num dos pontos turísticos mais frequentados da Normandia. O acúmulo de sedimentos e areia na baía local estava impedindo o Rio Coueston de banhar a ilha.

A construção de uma barragem, em 2009, resultou na retirada de mais de 2 milhões de metros cúbicos de sedimentos da baía, na restauração da vida marítima e na recaracterização do Monte Saint-Michel, que ganhou outra vez a aparência de ilha. Em 2010, a Antea Group recebeu o Grande Prêmio de Engenharia Nacional pela realização da barragem. 

Outro caso de sucesso é a auditoria ambiental no porto de Houston, o segundo mais movimentado dos Estados Unidos, localizado no Estado do Texas. Após a realização de um compliance ambiental, o Antea Group instaurou novas políticas operacionais que levaram à prevenção de derramamento de óleo em águas navegáveis e garantiu ao porto o certificado do ISO 14001, de gestão ambiental. A empresa também ministrou para os funcionários do porto um treinamento de águas pluviais, descarte de efluentes e práticas de armazenamento de resíduos. 

Além dos serviços sociais e ambientais, o Antea Group oferece soluções em gestão de água para a mineração, estudos em infraestrutura, sistemas de gerenciamento de dados e interpretação de imagens de satélites por meio da expertise de seus 4.300 colaboradores, atuando em todos os continentes. 

Já a Arcadis é uma das empresas globais líderes na área de consultoria para ambientes naturais e construídos, principalmente na área de gerenciamento de água e prevenções de desastres naturais.  Um bom exemplo de empreendimento de sucesso do setor realizado pela multinacional é a construção do distrito financeiro de Nova York à prova de tempestades. Com mais de 25 mil projetos finalizados no seu portfólio, a empresa, fundada em 1888, tem hoje mais de 28 mil funcionários em 70 países diferentes.

Missão holandesa na Exposibram

Outras empresas holandesas marcarão presença na Exposibram. Um dos destaques é a Hencon, que desenvolve equipamentos de transporte industrial e hoje lidera o mercado de veículos para a indústria siderúrgica. Uma de suas máquinas, a “Mudcrawler”, retira água da lama, transformando resíduo líquido em sólido e diminuindo assim os volumes nas barragens e garantindo a segurança.

A Deltares, instituto independente de pesquisa aplicada para água, desenvolve soluções inteligentes para as áreas de meio ambiente, infraestrutura, recursos hídricos, prevenção de enchentes e projetos específicos em delta de rios, como o DeltaProgramme, que visa fortalecer os diques holandeses e conter a subida no nível do mar, causada pelo aquecimento global.  

Outra empresa com participação confirmada é a Royal HaskoningDHV. Presente em mais de 30 países, também oferece um amplo portfólio de atuação no setor hídrico, incluindo tratamento de água e resíduos, monitoramento de áreas sujeitas a inundação e estruturas marítimas. 

A Damen, estaleiro internacional que produz embarcações para todo tipo de finalidade, de rebocadores a navios-patrulha, também faz parte da missão holandesa. O destaque de sua participação na Exposibram são os equipamentos utilizados na área de extração mineral, incluindo balsas e equipamentos de dragagem. A Damen tem projetos interessantes como o !VAMOS!, que fornece tecnologia para recuperar minas abandonadas. 

A vinda das empresas holandesas ao Brasil está sendo organizada pelo NWP - Netherlands Water Partnership, em parceria com a representação do governo da Holanda no Brasil, formada pela embaixada e consulados.