Bosch terá um Centro de Controle Operacional em seu estande

Por Conexão Mineral 15/09/2017 - 15:11 hs
Foto: Bosch

A Bosch participa da Exposibram 2017, onde apresentará suas soluções dentro do conceito de Mining 4.0, que envolvem a Internet das Coisas (IoT) e que favorecem o gerenciamento automatizado, preditivo e preventivo das operações de uma mina. 

A IoT confere à mina, principalmente, aumento da produtividade e da segurança das operações. A coleta de informações de forma remota acelera e aprimora o processo de tomada de decisões, permite que a manutenção dos equipamentos ou veículos sejam feitos apenas quando necessário, o que aumenta a segurança da utilização deles, além de reduzir custos relacionados, como a compra de insumos, tempo de parada de máquina e utilização de mão de obra. 

Neste contexto, dentre as soluções que a Bosch apresentará na na Exposibram 2017 está a Plataforma Mina Conectada, que contempla seis tecnologias, conecta pessoas e equipamentos com o objetivo de auxiliar na tomada de decisões em todas as etapas do processo, desde a extração até o porto. 

Uma dessas tecnologias é o Connected Lockout System, um inovador sistema de segurança desenvolvido pela Bosch para reduzir o tempo de bloqueio de energia para processo de manutenção. Com esta tecnologia, evita-se o deslocamento da equipe entre o ponto de bloqueio e o de trabalho, reduzindo significativamente o tempo do processo e agilizando a retomada das operações. 

A Bosch possui tecnologias para minimizar os riscos de acidentes nas minas, especialmente direcionadas para preservação da vida dos trabalhadores. Neste sentido, o estande na empresa na Exposibram contará com um Centro de Controle de Operações (CCO) para demonstrar soluções de monitoramento atreladas tanto aos processos quanto aos equipamentos. Por meio de câmeras IP e de recursos de análise de vídeo inteligente (IVA) integrado ao sistema de sonorização, são estabelecidas regras para capturar situações inerentes às operações e criadas mensagens pré-programadas de orientação e de alerta para ações mais assertivas. 

Além disso, a Bosch também desenvolveu o Sistema Surround View EasyFit, direcionado para aplicação em caminhões e máquinas. De fácil instalação e calibração, esta solução atua por meio de um conjunto de quatro câmeras robustas e uma unidade de comando Bosch que oferecem aos operadores uma visão 360º do entorno do equipamento com até 17 modos de visualização, o que aumenta a eficiência em manobras e a segurança na mina. 

Durante o evento, a Bosch também irá expor sistemas de acionamento e controle hidráulico utilizados principalmente em operações de perfuração, rotação, britagem e transporte. Para isso, uma das soluções é o motor hidráulico Hägglunds CBM da Bosch Rexroth, considerado o menor e mais potente da categoria, sendo 50% mais leve e com 50% mais torque que a versão anterior. 

O Hägglunds CBM é compacto e pode ser utilizado na indústria de mineração em diversas aplicações, oferecendo o melhor desempenho do mercado quando aliado a unidades hidráulicas ABDT. 

Além disso, também serão apresentadas soluções térmicas de alta eficiência para o aquecimento de água e/ou geração de vapor para uso em diversas áreas da mina, incluindo o processo produtivo e alojamentos. 

Os visitantes ainda poderão conferir produtos da linha de ferramentas elétricas indicadas para uso no setor de mineração. Entre os destaques estão as tecnologias de medição a laser, detectores térmicos e os equipamentos movidos a bateria de íons de lítio, que possibilitam trabalhos em locais de difícil acesso ou sem alimentação da rede elétrica.