Scania lança caminhão de mineração que reduz em até 15% o custo por tonelada transportada

Marca vê sinais de reaquecimento do setor e quer ampliar sua participação no mercado

Por Conexão Mineral 14/09/2017 - 19:01 hs
Foto: Scania
Scania lança caminhão de mineração que reduz em até 15% o custo por tonelada transportada
Heavy Tipper cria um novo nicho de rodoviários para 40 t de carga líquida

Um caminhão projetado com componentes mais robustos, especificamente para o uso nas severas operações da indústria de mineração, carregando até 25% mais carga líquida, quando comparado com os atuais modelos de veículos rodoviários off road disponíveis, e reduzindo em até 15% o custo por tonelada transportada. Esse é o Scania Heavy Tipper, que supera o patamar atual de 32 t de carga líquida e cria um novo nicho de mercado ao transportar no mínimo 40 t, com peso bruto total (PBT) de 58 t. “Os concorrentes oferecem no máximo 32 toneladas e 48 t de PBT. Estamos inovando mais uma vez”, ressalta Fabricio Vieira, gerente de Mineração da Scania.

Mas as mudanças vão bem além do lançamento de um caminhão incorporando diferentes tecnologias para a redução de custos. A Scania apresentou o Heavy Tipper com um conjunto de serviços de monitoramento da frota e programas de manutenção e deixou claro no evento de lançamento, realizado em Mogi das Cruzes (SP), que não quer mais ser apenas uma vendedora de caminhões e sim a provedora de uma solução completa (ouça ao final do texto a explicação de Fabrício Vieira sobre o novo posicionamento da marca). A empresa trouxe clientes da marca e compradores em potencial (leia depoimento ao final do texto) de diversas partes do Brasil e do mundo para conhecerem o Heavy Tipper, inclusive com test drive em uma área da mineradora Horii Caulim, e durante todo o tempo ressaltou o posicionamento do caminhão como parte da solução.

As expectativas são altas. Atualmente, a fabricante sueca detém 33% do mercado de mineração. Com o lançamento do Heavy Tipper, projeta um incremento de 12% nas vendas. “Os novos produtos e suas soluções, rapidamente, terão suas vantagens percebidas pelo cliente. Temos como meta aumentar a participação para 45%. O mercado vai se surpreender com esta novidade”, afirma Viera.   

Para a marca, depois de anos de retração da venda de veículos comerciais para a mineração, o setor retomou o otimismo em 2017. De acordo com projeções da Scania, o volume total da indústria de caminhões para o segmento deverá ser de 800 a 900 unidades neste ano. Para 2018, a expectativa é subir a um patamar de 1.100 a 1.200 produtos. “O Scania Heavy Tipper surge num período perfeito de retomada da compra, a curto e médio prazo, de caminhões para a mineração. Desde 2013 que este mercado não dava sinais concretos de voltar a ser comprador”, afirma o gerente.

Geralmente, a vida útil dos veículos em atividades para o setor é de três anos e o último grande movimento de compras de caminhões para a mineração ocorreu entre 2011 e 2012. “Ou seja, a idade média desta frota está muito alta e, consequentemente, com um custo operacional elevado. Estamos falando de um potencial de renovação de no mínimo mil unidades represadas”, estima Vieira.

10% de economia de combustível

Segundo a Scania, em comparação com a linha atual da marca para a mineração, o Heavy Tipper reduz em até 15% o custo por tonelada transportada, aumenta em 30% a vida útil na operação (cerca de um ano a mais de trabalho, sendo três a vida média das opções atuais do mercado), eleva em até 5% a disponibilidade da frota e pode proporcionar até 10% de economia de combustível por tonelada transportada. Os índices consideramo uso de um pacote de serviços, que conta com treinamento de motoristas, sistema de trocas de peças, conectividade e programas de manutenção especialmente desenvolvidos para o segmento. 

A simulação feita pelo fabricante é de uma mineradora que gera 5 milhões de toneladas/ano de minério, num ciclo de produção de 40 minutos e atualmente utiliza 20 caminhões para a movimentação deste material, cada um com a capacidade atual do mercado de 32 t de carga líquida. “Se essa mineradora tivesse um Scania Heavy Tipper produziria a mesma quantidade com dois caminhões a menos”, explica Vieira. “Levando em conta todos os índices de percentuais citados, a redução da compra de dois caminhões, um ano a mais de trabalho do novo modelo e o menor custo operacional, a economia poderia chegar a R$ 2,5 milhões no final da vida útil dessa frota”.

Sistema modular

“Nosso ponto de partida é aumentar a economia operacional e para isto trazemos toda a experiência adquirida em nosso sistema de produção enxuto à mineração, combinando a oferta de veículos e soluções de transporte otimizadas às necessidade de cada cliente”, explica Björn Winblad, diretor global da Scania Mining.

Desenvolvido por meio do sistema modular Scania, o veículo ganhou melhorias técnicas e componentes mais robustos para as versões 6X4 e 8X4, como os eixos dianteiros e traseiros, assim como nova caixa de câmbio e suspensões.  “Esse lançamento premia a estratégia da Scania Mining em unir produtos feitos sob medida, serviços na mina e conectividade. Assim conseguimos integrar a operação de nossos clientes. Sem dúvida, estabelece um novo patamar de eficiência para o setor de mineração”, completa.

Site Optimisation

Ao aplicar sua experiência no modelo de produção enxuta à indústria de mineração, a Scania cria uma oferta exclusiva para os clientes. “Nosso objetivo é compartilhar o conhecimento adquirido no decorrer dos anos produzindo veículos e ajudar nossos clientes a reduzir o desperdício e melhorar seus fluxos logístico e, como consequência, aumentar a produtividade da sua operação”, explica Winblad. Isso é possível por meio do Site Optimisation, um conjunto de ferramentas e métodos que identifica potenciais de aumento de eficiência.

Ao analisar dados de diferentes fontes dentro da operação, como veículos conectados, manutenção e outros processos, o Scania Site Optimisation ajuda a identificar e corrigir lacunas nas áreas cruciais de tempo, carga, estrada, segurança e sustentabilidade.

“Com os caminhões conectados, é possível remotamente coletar dados operacionais e transformar em informações de valor, tais como indicadores de performance, de acordo com a necessidade de cada cliente. Deixamos de ser um fabricante de produtos assumindo o papel de provedor de soluções de transporte. Buscamos colaborar com o cliente para definir metas operacionais e ajudar a implementar mudanças na eliminação de desperdícios por meio de melhorias contínuas”, diz.

Versões 8x4 e 6x4

Os modelos G 480 8x4 e P 440 6x4 carregam motor de 13 litros, que oferece 480 cavalos de potência e desenvolve torque de 2.400Nm entre 1.000 e 1.350 rpm (na versão 8x4), e 440cv e 2.300Nm entre 1.000 e 1.300 rpm respectivamente no 6x4.

As novidades dos produtos são bogie (36 t) e eixos (direcionais de 11 t) com a maior capacidade de carga do segmento, maior robustez do novo diferencial (+ 40%) e do redutor de cubo com diferentes relações finais (5,13, 6,43 e 7,63), que possibilitam uma capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas (a maior do mercado). Além de nova caixa de marchas GRSO935, de superior resistência (+ 40%), com trocas mais rápidas e suaves.

Para atender a nova demanda de carga, toda a suspensão (molas parabólicas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterada e está ainda mais vigorosa; e a Scania também irá disponibilizar pneus com maior amplitude de volume (de série 5.550 kg por unidade e opcional de 6.000 kg). Por outro lado, para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema proporcionando um melhor desempenho de frenagem.

Completam os itens de série, nos dois caminhões, câmbio Opticruise 100% automatizado de 14 velocidades (que oferece o modo Off Road para permitir ao propulsor girar em rotações mais amplas), freio hidráulico auxiliar Scania Retarder (com potência de frenagem de 4.100Nm), freio motor de 261 kW, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo e ângulo de ataque de 29º.

A linha da Scania para o segmento vai continuar contando com os modelos G 400, 440 e 480, nas configurações de rodas 6x4, 6x6, 8x4 e 10x4.  

Troca de peças e Serviços Conectados

Para a nova gama Heavy Tipper, e também aos caminhões da atual linha vocacionada à mineração, a fabricante oferece o novo Sistema de Troca Scania, exclusivo para o segmento, com mais itens disponíveis e a mesma garantia de uma peça nova. Entre as novidades incorporadas estão caixa de câmbio, Retarder, planetária e diferenciais. A variedade de peças originais remanufaturadas da Scania garante a mesma qualidade que as novas em uma opção mais econômica de aquisição (a média pode chegar a 50%) e rápida para manter o veículo operando.

Lançado em janeiro de 2017, os Serviços Conectados Scania também estão disponíveis para o Heavy Tipper, com quatro ferramentas: Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas. Os dados são enviados por um módulo, chamado Scania Communicator, instalado no veículo. Os caminhões produzidos desde maio de 2016 já foram equipados de série com este dispositivo. No entanto, os proprietários desses veículos devem procurar uma Casa Scania para que ele seja ativado e passe a enviar as informações. O cliente tem acesso a diferentes dados e pode acompanhar estilo de condução do motorista, velocidade média, consumo de combustível e intervalos de manutenção.

Os Serviços Conectados estão disponíveis em dois pacotes: Análise e Desempenho. O Análise não tem custo e é válido por dez anos para os veículos que já tenham o módulo Communicator instalado e ativado. Tanto o cliente quanto a Casa Scania terão uma visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados operacionais recebidos por e-mail de forma automática.

Para quem adquirir o Scania Heavy Tipper também estará incluso o pacote Desempenho por um ano de forma gratuita. Ele incorpora os benefícios do Análise e permite a leitura e a identificação de dados de operação de uma forma muito mais detalhada, tanto para informações operacionais dos veículos quanto individualmente por motorista. O serviço é tão avançado que pode até mesmo indicar se um condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos, tanto quanto para redução de consumo de combustível com diminuição considerável de períodos de marcha lenta, ou ainda corrigir hábitos inadequados de direção como trocas de marchas desnecessárias. Com este pacote é possível, de uma forma bastante simples e amigável, tomar medidas para a otimização dos custos com combustível, aumento da disponibilidade de frota e diminuição dos gastos com manutenção corretiva.

Opinião sobre o produto

Oseias Mendes, gerente de Operações da Schunck Terraplenagem e Transportes, participou do evento de lançamento do Heavy Tipper. Embora não seja cliente da marca (a frota da empresa envolvida em mineração e terraplenagem é composta por 230 caminhões Mercedes-Benz), gostou do que viu. "O caminhão é muito robusto com melhorias na transmissão, eixos e pneus. Com certeza tem mercado para ele. Além da tecnologia e do conforto do motorista ofertados pelo caminhão, as operações precisam diminuir a quantidade de pessoas envolvidas por questões de segurança e maior produtividade", destaca. Os serviços oferecidos também foram bem recebidos por ele: "O pacote de monitoramento é muito importante, porque hoje temos que minimizar os custos para maximizar receitas. E a redução de custos só é possível quando você consegue mensurar onde estão os seus problemas, sejam eles operacionais ou com pessoal".

Para conhecer o Heavy Tipper em operação, acesse nossa galeria de vídeos ou clique no link:

http://www.conexaomineral.com.br/video/174/caminhao-scania-heavy-tipper.html

Confira mais detalhes sobre o caminhão e as opções de serviços na galeria de imagens ao final do texto e ouça também Fabricio Vieira sobre o reposicionamento da marca.