Caterpillar lança três modelos de tratores de esteiras

D6K, D6N e D8T foram apresentados na fábrica de Piracicaba (SP)

Por Conexão Mineral 14/09/2017 - 08:57 hs
Foto: Caterpillar
Caterpillar lança três modelos de tratores de esteiras
Trator de esteiras D8T, da Caterpillar, move até 13% mais material por passada

A Caterpillar apresentou em sua fábrica de Piracicaba (SP) os novos tratores de esteiras D6K, D6N e D8T. Os clientes puderam conhecer as novidades tecnológicas de cada modelo, visitar a linha de produção e depois conferir a operação no campo de testes, localizado dentro do gigantesco complexo da marca. A marca oferece um trator de esteira desenhado para cada aplicação, com opções de 13,3 t a 38,5 t, e produção nacional (com exceção do D7R, fabricado na Tailândia).

No D6K o destaque é o Cat Grade com Slope Assist instalado de fábrica, proporcionando maior eficiência no acabamento e nivelamento, além de conforto ao operador, e o motor com 8 hp a mais. O D6N também é vendido com o Slope Assiste e ganhou nova cabine. Já o D8T é disponibilizado agora  com lâmina semi-universal e que permite 18% a mais de produção, chegando a 10,3 m3 de capacidade, e motor de 322 hp, 6% mais eficiente que o anterior (em m3/l).

D6K

O novo D6K substitui o D6K2. Por isso, segue o novo plano de nomenclatura da Caterpillar, que simplifica o nome dos modelos. O motor Cat C7.1 Acert™ entrega 97 kW de potência ao novo trator. Segundo o fabricante, os Modos Econômicos potencializam as rotações, mantendo a velocidade de deslocamento, com uma economia de até 18% de combustível em aplicações com cargas mais leves na lâmina, como no nivelamento de acabamento. O motor mantém a velocidade, porém reduz a rotação, que será elevada apenas quando a carga for novamente maior. Com esse gerenciamento inteligente é possível atingir essa expressiva redução no consumo.

Para a maior versatilidade em uma ampla variedade de tarefas, a transmissão hidrostática oferece facilidade de manobras e a capacidade de empurrar a lâmina mesmo com carga total. O projeto aperfeiçoado do material rodante é capaz de fazer o nivelamento do acabamento de forma rápida e suave, de acordo com a Caterpillar.

Com a tecnologia Cat Connect Grade como equipamento padrão, os operadores experientes podem ser mais produtivos, enquanto os menos experientes podem alcançar melhores resultados mais rapidamente. A tecnologia é integrada à máquina na fábrica, não sendo necessária qualquer adição dehardware ou software externo. Os módulos são: Cat Grade com Slope Assist, que ajuda o operador a alcançar o talude desejado de maneira rápida e automática, mantendo os ângulos estabelecidos para a lâmina do trator. Com isso, é possível ter um acabamento mais rápido, de até 39%, com uma qualidade da superfície até 68% melhor e um esforço menor do operador de até 82%. Esse sistema é de ajuste simples e não exige o uso de sinal de GPS ou hardware adicional; Cat Stable Blade monitora o deslocamento da lâmina e ajusta automaticamente seu movimento para frente e para trás ao completar com êxito um nivelamento com mais suavidade, rapidez e menos esforço; e o Cat Slope Indicate exibe o talude transversal e a queda principal, com orientação para frente e para trás, no monitor primário, o que ajuda os operadores a posicionar a máquina no talude desejado e manter esse mesmo perfil em cada passada.

Para tarefas mais complexas, o D6K pode ser equipado com o sistema opcional Cat AccuGrade™. Este sistema, aplicado no controle do talude, é instalado pelo revendedor e oferece mais versatilidade de nivelamento, permitindo o aumento da capacidade, de acordo com a necessidade. O sistema tem uma opção de lasers para trabalho em solos planos e aclives em 2D, com controle por Global Navigation Satellite System (GNSS) para cortes e contornos complexos em 3D e também sistemas que usam a Universal Total Station (UTS) para o nivelamento de precisão e acabamento.  A opção AccuGrade Ready Option permite a fácil instalação dos sistemas de controle Cat AccuGrade 2D e 3D para aumentar a versatilidade e produtividade.

As tecnologias Cat Connect Link oferecem uma telemática sem fio que conecta os usuários a seu equipamento, proporcionando fácil acesso a informações importantes, tais como a localização da máquina, o número de horas trabalhadas, o consumo do combustível, as horas em que o equipamento fica parado e os códigos de diagnósticos. Os dados ficam disponíveis online pela interface VisionLink® do usuário e, assim, podendo receber suporte para administrar a frota com mais eficiência e reduzir os custos de operação.

O Cat D6K tem novo Display de Cristal Líquido (LCD), que inclui o Slope Assist, quando solicitado pelo cliente, e age como câmera traseira opcional, sem a necessidade de monitor adicional. O Controle Automático da Tração é opcional e reduz automaticamente o deslizamento das esteiras em condições de má sustentação do solo, melhorando a produtividade e a qualidade do acabamento da superfície. O trator não patina devido ao novo controle de tração. Basta apertar um botão para que a rotação e a velocidade sejam reduzidas por cinco segundos, permitindo tracionar sem tirar material da lâmina.

O mostrador padrão de controle bidirecional permite que as velocidades para frente e para trás sejam previamente selecionadas, para reduzir o esforço do operador e aumentar sua eficiência. O controle registra os ajustes de acordo com o perfil do operador para maior conveniência. O suporte de montagem opcional na traseira da máquina mantém uma pá sempre à mão para a rápida limpeza do material rodante.

Além disso, um arranjo especializado para Reflorestamento/Agricultura oferece todo tipo de proteção para o trator operar em ambientes severos de agricultura, reflorestamento e desmatamento para a preparação do terreno.

D6N

O D6N ganhou uma nova cabine, traz uma configuração atualizada de lâmina SU e mais opções de tecnologia Grade para aumentar a produtividade em uma variedade de aplicações. A nova cabine ganhou uma Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem (ROPS, Rollover Protective Structure) integrada e oferece maior visibilidade de toda a área para aumentar a segurança e a produtividade. O interior, com melhor pressurização, ajuda a manter a poeira do lado de fora. Os controles eletro-hidráulicos na lâmina VPAT (Variable Power Angle Tilt, Inclinação do Ângulo de Força Variável) reduzem o esforço do operador, melhoram a precisão e a resposta e permitem acesso às tecnologias Cat Connect. Botões giratórios de uso simples controlam a rotação do acelerador do motor. O recurso bidirecional permite ao operador pré-selecionar as marchas de avanço e ré para reduzir o esforço e melhorar a eficiência, segundo o fabricante. O modelo também tem o novo Monitor de Cristal Líquido, e o Cat Connect Grade, o Cat Slope Indicate e o Cat AccuGrade, como opção.

A lâmina VPAT ajusta hidraulicamente a altura, o ângulo e a inclinação para obter resultados mais precisos e está disponível em arranjos Padrão (XL, para Extragrande) ou de Baixa Pressão Sobre o Solo (LGP, o Low Ground Pressure).

A configuração Semi-Universal (SU) atualizada do D6N segue o padrão dos tratores de esteiras maiores, para oferecer maior força de desagregação e estabilidade em aplicações de laminação. Os braços de empuxo em forma de L oferecem uma vantagem sobre os modelos de braços diagonais por aproximarem a lâmina da máquina para o melhor equilíbrio, capacidade de manobra e penetração da lâmina.

Para maior desempenho em aplicações exigentes, como em florestas e na agricultura, estão disponíveis arranjos especiais bem como um manipulador de resíduos. Além disso, recursos específicos de aplicações, como proteção especializada, sistemas de arrefecimento de grande quantidade de detritos e opções otimizadas de lâminas e esteiras, preparam a máquina para condições adversas.

O motor Cat C7.1 Acert tem sistema de combustível com possui filtros de alta eficiência e sensores de água para a melhor confiabilidade do sistema. O recurso de Câmbio Automático reduz automaticamente a marcha com base na carga, melhorando a eficiência na movimentação de materiais e gerando economia de combustível. O sistema de arrefecimento da grade em alumínio é mais eficiente que o modelo anterior, com maior capacidade de resfriamento em condições ambientais elevadas.

D8T

Equipado com a maior lâmina padrão de sua classe, com 10,3 m3, o novo D8T move até 13% mais material por passada. Construído com aço de alta resistência à tração e com uma seção em caixa robusta, seu projeto suporta as aplicações mais extremas, de acordo com a Caterpillar. A lâmina de Inclinação Dupla opcional e a Assistência Automatizada da Lâmina ajudam a aumentar a produtividade em até 10%. A Inclinação Dupla melhora o controle da carga e permite ao operador otimizar o ângulo de tombamento da lâmina para obter melhor equilíbrio e produtividade. A Assistência Automatizada da Lâmina é uma função de controle de lâmina semiautomática que faz o operador ser mais eficiente no tombamento da lâmina. 

Uma nova cabine com uma Estrutura Protetora Contra Acidentes de Capotagem (ROPS, Rollover Protective Structure) e o monitor em LED, preparado com câmera traseira para maior segurança. Botões giratórios também controlam a rotação do acelerador do motor e o recurso bidirecional permite ao operador pré-selecionar as marchas de avanço e ré para reduzir o esforço e melhorar a eficiência dele.

O modelo vem equipado com motor Cat C15 Acert™ que entrega potência líquida de 242 kW. O recurso de Câmbio Automático reduz automaticamente a marcha com base na carga, melhorando a eficiência na movimentação de materiais e gerando economia de combustível. De acordo com o fabricante, possui trem de força mais eficiente, ventilador hidráulico e nova configuração do radiador. 

O novo Cat D8T inclui recursos como portas de acesso no painel do motor, com abertura ampla para minimizar o tempo de manutenção. Os recursos de serviço opcionais, como drenos ecológicos, sistema de combustível com acesso rápido ao nível do solo e troca de óleo de alta velocidade ajudam a simplificar ainda mais as tarefas de manutenção. O condensador do ar condicionado montado na cabine opcional melhora o desempenho do sistema e o arrefecimento do motor e facilita a manutenção. Os painéis de acesso com proteção inferior disponíveis facilitam a limpeza da máquina

As tecnologias Grade Cat Connect também estão disponíveis nesse modelo, assim como o sistema de telemática do Cat Product Link.

 

Leia também a matéria com a análise do presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, sobre a situação atual dos mercados de construção, mineração e agrícola:

http://www.conexaomineral.com.br/noticia/775/mineracao-da-sinais-de-recuperacao.html


Quer conhecer como eram os tratores de esteira de antigamente? Acesse a Galeria de Vídeos pelo link a seguir e assista uma impressionante e divertida corrida:

http://www.conexaomineral.com.br/video/173/corrida-de-tratores-de-esteira.html