Ministro do MME e presidentes da Vale, Alcoa, Votorantim Metais e BNDES na abertura da Exposibram

Cerimônia acontecerá às 14h do dia 18, no Expominas

Por Conexão Mineral 12/09/2017 - 10:34 hs

Dezenas de analistas brasileiros e estrangeiros, entre os quais vários CEOs de empresas globais, estarão em Belo Horizonte (MG) de 18 a 21 de setembro participando da Exposibram 2017, para mostrar os caminhos que o Brasil precisa percorrer para ser mais atrativo aos investimentos bilionários no setor de mineração. Já estão confirmados 87 especialistas de nove países.

A cerimônia de abertura será realizada no dia 18, às 14h e, segundo o Ibram, até o momento estão confirmadas as presenças de Fernando Coelho Filho, ministro de Minas e Energia; Fabio Schvartsman, presidente da Vale; Paulo Rabello de Castro, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa World Alumina Brasil; e Tito Martins, presidente da Votorantim Metais.

Programação

Há expectativa de aumento na demanda mundial por minérios, após o planeta ter superado fases agudas de crise econômica. De olho nisso, Equador, Peru e Argentina, por exemplo, passaram a incentivar a produção local. Para isso, promoveram alterações em suas legislações e concederam incentivos, de modo a captar capital estrangeiro para a indústria de mineração, atraindo para seu território até mesmo companhias brasileiras.

No Brasil, o governo federal anunciou um programa de revitalização do setor mineral, com atualização de vários pontos do Código de Mineração, porém, ao mesmo tempo, provocou a elevação dos custos dessa indústria. As análises sobre os impactos desses atos governamentais sobre a competitividade e o desenvolvimento da atividade minerária no Brasil serão alguns dos destaques da programação do 17º Congresso Brasileiro de Mineração, que tem como tema central “Um olhar sobre o futuro da mineração”. O congresso é realizado em conjunto com a Exposibram 2017 e reunirá representantes das maiores mineradoras do mundo e cerca de mil congressistas.

Vários outros temas estarão na pauta, tais como: Cenário político e econômico, atração de capitais no Brasil e no mundo; perspectivas e tendências do Mercado Global de Preços das Commodities Minerais; Mineração e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Pesquisa, desenvolvimento e inovação da cadeia produtiva de elementos de Terras Raras; Reputação do setor mineral e Gestão de Rejeitos.

A Exposibram 2017 contará com aproximadamente 340 expositores e 470 estandes, distribuídos em uma área de 12 mil metros quadrados. Nos quatro dias de evento, o Ibram  estima a participação de 40 mil pessoas.

A programação completa pode ser acessada no site: www.exposibram.org.br

Visite o estande do Conexão Mineral (Y94) no Nível Foyer, próximo da escada de acesso ao pavilhão principal.