Contaminação interna de tubulações e mangueiras responde por 80% das falhas de circuitos hidráulicos

Empresa lança vídeo orientando sobre os cuidados necessários

Por Conexão Mineral 06/09/2017 - 10:38 hs
Foto: Ultra Clean

A contaminação de sistemas hidráulicos de máquinas e equipamentos utilizados por empresas do setor da mineração pode diminuir o desempenho do maquinário, causando uma série prejuízos. De acordo com a Ultra Clean Brasil, a limpeza de sistemas hidráulicos de máquinas e equipamentos nunca deve ser feita com solventes. Isso por que estas soluções não garantem uma limpeza eficaz e nem a efetiva descontaminação das tubulações. Como resultado, válvulas e comandos hidráulicos permanecem contaminados, perdem desempenho e passam a não obedecer corretamente aos comandos do operador - o que leva a problemas técnicos e redução da vida útil do maquinário.

Para a limpeza rápida e eficaz de tubulações, a empresa recomenda o uso da tecnologia a seco UC System, que não utiliza água ou produtos químicos. Segundo a empresa, o sistema utiliza um lançador pneumático que dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano no interior de tubos e mangueiras, removendo em segundos impurezas e resíduos indesejáveis aos circuitos hidráulicos. Segundo a Ultra Clean Brasil, a tecnologia patenteada pela Ultra Clean Technologies nos Estados Unidos reduz em até 50% o tempo de limpeza de tubos e mangueiras; elimina totalmente o uso de solventes e produtos químicos; diminui problemas com assistência técnica; e atinge elevados padrões de limpeza e descontaminação interna (ISO 15/13/10 – NAS4).

“Cerca de 80% das falhas de circuitos hidráulicos de máquinas e equipamentos estão associadas à contaminação interna das tubulações e mangueiras por pó, partículas sólidas e outras impurezas. Manter os tubos e mangueiras limpos significa aumentar a vida útil de tratores, guindastes, empilhadeiras, entre outros equipamentos e veículos pesados”, enfatiza Osíris Rocha, diretor Executivo da Ultra Clean Brasil.

Para orientar os profissionais do setor, a empresa lançou uma série de vídeos do "Doutor Ultra Clean" em suas redes sociais, alertando como ocorrem e como podem ser evitadas as contaminações.

Acesse a Galeria de Vídeos do Conexão Mineral: http://www.conexaomineral.com.br/video/172/limpeza-interna-de-tubulacoes-e-mangueiras-evita-falhas-no-circuito-hidraulico.html