ANP premia projetos por inovação tecnológica

Cerimônia acontece no Rio de Janeiro

Por Conexão Mineral 30/08/2017 - 15:00 hs
Foto: ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entregará amanhã o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica. A cerimônia seerá realizada no Palácio Itamaraty, no Centro do Rio de Janeiro, a partir de 11h.

A premiação tem como objetivo o reconhecer o esforço de instituições e empresas que tenham desenvolvido bens e/ou serviços inovadores para a cadeia produtiva do setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis, no contexto da aplicação de recursos da cláusula de PD&I, que já estejam inseridos no mercado ou possuam alto potencial de inserção. Conheça a seguir os projetos finalistas.

Finalistas da Categoria I - Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição credenciada pela ANP em colaboração com empresa petrolífera:

  •  
    • Título do Projeto: 
      DORIS - Sistema Robótico Móvel para Inspeção Remota de Instalações Offshore

      Empresa Petrolífera: Petrobras e Statoil
      Instituição Credenciada: UFRJ

      Resumo:
      O objetivo deste projeto é desenvolver tecnologias essenciais para a supervisão remota, diagnóstico e aquisição de dados destinados a instalações offshore. O sistema proposto é composto por um robô móvel capaz de transportar diferentes sensores através do ambiente inspecionado, que em conjunto com algoritmos de processamento de sinais, são responsáveis pela análise de dados e identificação de anomalias.

    • Título do Projeto: 
      Flat Fish

      Empresa Petrolífera: Shell-BG
      Instituição Credenciada: Senai

      Resumo:
      O objetivo do projeto é desenvolver um veículo autônomo submarino capaz de residir no fundo do mar em uma estação de docagem. Este veículo submarino será capaz de realizar inspeções visuais em proximidade, reconstruindo em 3D os objetos observados.

    • Título do Projeto: 
      Provador Ultrassônico de Corrosão (PROVUS)

      Empresa Petrolífera: Petrobras
      Instituição Credenciada: USP

      Resumo:
      Desenvolvimento de um sistema não intrusivo de monitoramento de corrosão por ultrassom de altíssima sensibilidade denominado PROVUS (acrônimo para provador ultrassônico de corrosão) capaz de estimar a taxa de corrosão com grande precisão, e com versatilidade de emprego em cenários onshore e offshore.

Finalistas da Categoria II - Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora brasileira do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera:

  •  
    • Título do Projeto: 
      Física de Rocha Digital Especial - Análise Digital de Rocha para Classificação de Qualidade de Reservatório: Coquinas do Morro do Chaves, Bacia Sergipe-Alagoas

      Empresa Petrolífera: Shell-BG
      Empresa fornecedora: Ingrain

      Resumo:
      A pesquisa é voltada para a análise de propriedades faciológicas e petrofísicas da coquina (de mesma idade do Pré-Sal da Bacia de Santos) da Formação Morro do Chaves, Bacia Sergipe-Alagoas, através do imageamento por tomografia computadoriza de raios-X em alta resolução em 3-D de testemunhos e plugues desta formação geológica.

    • Título do Projeto: 
      Métodos magnéticos para mitigação de incrustações inorgânicas em poços

      Empresa Petrolífera: Petrobras
      Instituição Credenciada: IPT, UFRJ e UFES
      Empresa fornecedora: Hidromag e Magmax

      Resumo:
      A tecnologia de equipamentos magnéticos para mitigação de incrustações inorgânicas é uma solução de alta atratividade para aplicações de fundo de poço e instalações de superfície. Alternativa à injeção de inibidores, traz inúmeras vantagens de custo, simplificação de configurações de poço e redução de impacto ambiental por eliminar ou minimizar a presença de produtos químicos. A proposta é influir na forma de cristalização, e consequentemente no grau de adesão dos cristais às paredes de tubulações e válvulas.

    • Título do Projeto: 
      Pilotos de Sistemas de Manutenção Preditiva do SSE

      Empresa Petrolífera: Petrobras
      Instituição Credenciada: UFRGS
      Empresa fornecedora: Trisolutions

      Resumo:
      Foi desenvolvida a Plataforma de Gerenciamento de Ativos (PGA), que possibilita o monitoramento histórico e em tempo real da eficiência e da condição dos ativos de um processo industrial. A PGA compreende todo um sistema flexível de aquisição, pré-tratamento, processamento e visualização de dados de processo e resultados de análises de produtos. Através deste software, equipes de produção e acompanhamento podem calcular a eficiência instantânea dos principais equipamentos e processos, realizando os ajustes necessários para otimizá-los.

Finalistas da Categoria III -Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora brasileira de grande porte do segmento de petróleo, gás natural e biocombustíveis em colaboração com empresa petrolífera:

  • Título do Projeto: 
    Multi Sensor Inversion-MSI / Estimação radial de propriedades da formação a partir de dados eletromagnéticos e acústicos

    Empresa Petrolífera: Shell-BG
    Empresa fornecedora: Schlumberger

    Resumo:
    Foi desenvolvida uma metologia inovadora para a estimação de perfis radiais de propriedades elásticas e petrofísicas utilizando dados medidos através de ferramentas sensíveis a diferentes profundidades de investigação. Os perfis radiais são obtidos através de uma inversão conjunta das matrizes de velocidades acústicas, dados eletromagnéticos e curva de densidade combinados por meio da teoria de meio efetivo e equação empírica de Archie. Além da estimativa de porosidade e saturação de água para a formação, os perfis radiais permitem análise quantitativa da zona de alteração próxima ao poço, e essas informações podem auxiliar um especialista a caracterizar a formação e facilitar a diferenciação entre a presença de “vugs”, fraturas, e camadas inclinadas, por exemplo.

  • Título do Projeto: 
    Otimização de olefinas leves e qualidade de combustíveis

    Empresa Petrolífera: Petrobras
    Empresa fornecedora: FCCSA

    Resumo:
    O grande desafio dessa inovação é disponibilizar um produto que possa atender às elevadas demandas de propeno, também atuando como “booster” de octanagem da nafta craqueada, de modo a ser aplicado em teores que não causem esse efeito de diluição. O esforço deste trabalho de P&D resultou no lançamento do aditivo MAXZOOM ME, avanço mais recente em matéria de compromisso entre a alta atividade e seletividade a propeno, redução do efeito de diluição e excelentes características de resistência ao atrito LOI (Loss on Ignition - perda por ignição: Umidade).

  • Título do Projeto: 
    Otimização do processo de perfuração no pré-sal

    Empresa Petrolífera: Petrobras
    Empresa fornecedora: Schlumberger

    Resumo:
    O principal objetivo do projeto é a redução do custo de construção de poços offshore na bacia de Santos. O escopo do projeto englobou: 1) Análise de causas para a baixa eficiência de perfuração. 2) Engenharia de sistemas de perfuração personalizadas (incluindo 3 novas brocas e 2 fluidos de perfuração). 3) Testes em escala real em laboratório. 4) Testes de campo na Bacia de Santos. A principal tecnologia que permitiu o desenvolvimento desse projeto foi o desenvolvimento do cortador de diamente cônico (CDE, sigla em inglês), que é uma nova tecnologia de cortador que possui maior resistência ao impacto e abrasão quando comparado aos cortadores PDC tradicionais. O projeto englobou o desenvolvimento de 5 protótipos de broca utilizando essa tecnologia.