Tecnologia holandesa para gestão e uso da água é destaque na Exposibram

Pela primeira vez o evento receberá uma missão comercial da Holanda

Por Conexão Mineral 25/08/2017 - 16:52 hs
Foto: Holland Branding
Tecnologia holandesa para gestão e uso da água é destaque na Exposibram
Barreira Maeslantkering protege a Holanda contra os efeitos negativos das tempestades

A Holanda possui um quarto do território situado abaixo do nível do mar, vive sob constante risco de inundações, tem 16,5 mil km de diques e 898 centros de monitoramento e considerado referência mundial quando o assunto é água. Os visitantes da próxima Exposibram, em Belo Horizonte, poderão conhecer as soluções e tecnologias holandesas para gestão e uso da água, aplicadas em diversos países graças ao know-how desenvolvido durante anos por meio da intensiva cooperação entre poder público, iniciativa privada e universidades.

Pela primeira vez, o governo holandês terá um estande no evento e trará uma missão comercial com sete empresas confirmadas, chefiada por Dirk-Jan Koch, Enviado Especial para Recursos Naturais da Holanda, do Ministério das Relações Exteriores. A vinda das empresas holandesas ao Brasil está sendo organizada pelo NWP - Netherlands Water Partnership em parceria com a representação do governo da Holanda no Brasil, formada pela embaixada e consulados e os escritórios comerciais da NBSO - Netherlands Business Support Offices. A NWP tem uma plataforma de Água e Mineração, criada há cerca de um ano, composta por cerca de 200 empresas. Estarão presentes no evento: Deltares, IHC Mining, Damen, RHDHV, Alia Instruments, Tema BV e Hencon. 

Daniel Boef, representante comercial da Holanda, explica que as empresas podem oferecer soluções para recuperação de áreas devastadas, prevenção de acidentes, uso eficiente da água, monitoramento de barragens, dragagem e drenagem, tratamento de água e resíduos, equipamentos para mineração e logística. As empresas que fazem parte da plataforma de Água e Mineração e não estão presentes na feira também poderão ser acionadas, de acordo com as necessidades que apareçam. A missão busca ainda parceiros nacionais para participar de projetos brasileiros.

Dirk-Jan Koch participará do painel 7, com palestra sobre “O papel da mineração na governança da água”, dia 21/09, às 14h, no auditório Turquesa. No dia 20/09, será realizada a palestra técnica das empresas holandesas, às 13h30, no auditório Turmalina, sala 6.