Anglo American consegue redução expressiva de emissões e Selo Ouro no GHG Protocol

Inventários de Gases do Efeito Estufa receberam o reconhecimento máximo do programa brasileiro

Por Conexão Mineral 24/08/2017 - 18:39 hs

Todas as operações da Anglo American no Brasil agora possuem o Selo Ouro para seus Inventários de Gases do Efeito Estufa, dentro do Programa Brasileiro GHG Protocol. As operações de níquel da empresa, que participam da iniciativa desde a sua implantação no país, também tiveram o reconhecimento máximo renovado pelo sexto ano consecutivo. Já o Minas-Rio, empreendimento para produção de minério de ferro da companhia, recebeu o Ouro pela primeira vez. Trata-se de um reconhecimento do compromisso da companhia com o monitoramento e controle das emissões desses gases em suas operações. 

O Programa Brasileiro GHG Protocol é uma ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE, ou GHG em inglês). Atualmente, é o método mais aplicado mundialmente por empresas, e até mesmo governos, para a realização de inventários desses gases.

Além do inventário,  a Anglo American também desenvolveu o Balanço de Gases de Efeito Estufa (GEE), uma ferramenta de gestão que permite o monitoramento mensal das emissões para identificar formas de minimizá-las e mitigá-las em suas operações. Claudiana Sales, analista de Desenvolvimento Sustentável, ressalta que o Selo Ouro atesta que “o inventário traz  informações que são auditadas por completo, o que confere transparência ao trabalho”.

As ferramentas e processos empregados pela Anglo American para registro da emissão de gases do efeito estufa evidenciam resultados positivos. Nas operações de níquel, de 2014 a 2016 as emissões de gases do efeito estufa tiveram uma redução de 13,17% em termos absolutos. Marcelo Galo, gerente de Licenciamento e Sustentabilidade, explica que, em termos relativos, considerando o volume de emissões geradas por tonelada de níquel produzida, a redução de 2014 para 2016 foi ainda mais representativa: “Foram 27,36% de redução se considerarmos essa relação”, ressalta o gerente.

Já no Minas-Rio, que produziu o Inventário pela primeira vez em 2016, a redução foi de 1% na emissão. “Ainda é uma redução pequena, mas ela indica que estamos no caminho certo”, analisa o coordenador de Desenvolvimento Sustentável, Tiago Alves. A meta da Anglo American é chegar em 2030 com emissão zero de gases do efeito estufa.

Tiago Alves lembra que, na mineração, boa parte das emissões de gases geralmente é proveniente dos veículos utilizados nas operações, como caminhões, caminhonetes, tratores, carros utilitários e de passeio. “Nesse ponto, um fator que nos ajuda bastante é que a frota é toda nova. São veículos que originalmente já emitem menos poluentes do que veículos mais antigos”, explica Alves.

A conquista dos selos e o trabalho da empresa na elaboração do inventário “mostra a preocupação com as questões ambientais ligadas às mudanças climáticas e em ser transparente com a sociedade. Legitima nossas informações e mostra que estamos no caminho certo na busca por resultados cada vez mais sustentáveis”, reforça Claudiana Sales.

Os inventários de gases de efeito estufa da Anglo American são públicos e podem ser visualizados por qualquer pessoa por meio do site http://www.registropublicodeemissoes.com.br/