Projeto de fosfato da MbAC Fertilizantes é discutido em audiência pública

Cerca de 300 pessoas participaram da reunião sobre a nova mina, a ser instalada em São Félix do Xingu (PA)

Por Conexao Mineral 18/08/2017 - 15:12 hs
Foto: Semas/PA
Projeto de fosfato da MbAC Fertilizantes é discutido em audiência pública
Audiência pública permitiu ampla discussão sobre os impactos do projeto na região

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveu uma audiência pública para discutir o Projeto Fosfato Santana, no município de Santana do Araguaia, sul do Pará. O projeto da MbAC Fertilizantes consiste na extração e beneficiamento do minério fosfato para fabricação de fertilizantes destinados à agricultura.

A audiência teve a participação de aproximadamente 300 pessoas. Com base na legislação estadual, a audiência visou informar os detalhes do projeto e discutir seus potenciais impactos ambientais, tendo como base o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), que estão sob análise, visando subsidiar os pareceres técnicos que serão emitidos pela Semas, para fins de licenciamento ambiental. Além dos aspectos ambientais, foram abordados questões relativas ao desenvolvimento social e econômico, considerando a hipótese do empreendimento se fixar na região.

Para o secretário adjunto da Semas, Thales Belo, a discussão, embora não tenha caráter deliberativo, é fundamental pois amplia o diálogo com a comunidade. “Nós percebemos o engajamento de todos. Eles ficam atentos a apresentação e trazem demandas importantes para o Estado que vai recepcioná-las e absorvê-las no momento da análise”. Thales reiterou que o processo está sendo analisado de forma cuidadosa e cautelosa, levando em consideração a demanda local.

De acordo com a empresa, o empreendimento criará mais de quatro mil empregos diretos e indiretos englobando as fases de instalação e operação. Em contrapartida, o estudo também detalha impactos ambientais, como o afugentamento da fauna e redução da vazão do rio Capivara, além de impactos visuais na região. Ainda de acordo com o projeto, o empreendimento terá a sua instalação na zona rural de São Félix do Xingu. O escoamento da produção englobará os municípios de Santana Do Araguaia e Cumaru do Norte.

A prefeita de São Félix do Xingu, Minervina Maria de Barros, colocou-se favorável ao desenvolvimento pautado pela sustentabilidade: “Os municípios irão melhorar quando todos se unirem para discutir os rumos da produção de minério, sendo que esse processo trará riquezas e ganhos para a região”.

Projeto

O Projeto Fosfato Santana é um empreendimento voltado à fabricação de fertilizantes para a agricultura. O processo envolverá a extração mineral de superfosfato simples e fosfato natural, em área rural do município de São Félix do Xingu, e processamento para obtenção do produto, que será utilizado na adubação de solos.

O planejamento da lavra foi desenvolvido para a produção de 300 mil toneladas anuais de concentrado fosfático. Com as reservas naturais pesquisadas, a vida útil do empreendimento é de 31 anos, com um pico de movimentação anual de 5,2 milhões de toneladas de estéril e minério.

O Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental estiveram disponíveis na audiência pública e estão à disposição dos interessados para consulta no site da Semas e na biblioteca do órgão ambiental,em Belém.