Anfield Gold obtém licenças da Secretaria de Meio Ambiente do Pará para o projeto Coringa

Mineradora de ouro será instalada em Novo Progresso (PA)

Por Conexão Mineral 18/08/2017 - 14:52 hs
Foto: Anfield Gold
Anfield Gold obtém licenças da Secretaria de Meio Ambiente do Pará para o projeto Coringa
Projeto Coringa está avaliado em US$ 28,8 milhões

A Anfield Gold acaba de receber as principais permissões necessárias para iniciar a construção do Projeto Coringa, para extração de ouro em Novo Progresso, no Pará. As autorizações foram emitidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

As licenças contêm uma lista de condições para a conservação e proteção da fauna e da flora. Além disso, a mineradora é obrigada a cumprir os requisitos relacionados a: armazenamento de combustível; armazenamento de lixo; transporte, armazenamento e uso de explosivos; drenagem superficial da água; arqueologia; e programas de segurança e saúde dos trabalhadores. A empresa também é obrigada a apresentar relatórios periódicos sobre desempenho operacional, ambiental e social.

O próximo passo no processo de licenciamento é a emissão das licenças pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mas a mineradora acredita que as obterá dentro do tempo planejado no cronograma de execução para o projeto. As licenças de mineração deverão autorizar até 50.000 toneladas de minério por ano, mas a mineradora acredita que, quando a mina estiver operacional, poderá solicitar o aumento desse limite de processamento.

Os pedidos para as licenças necessárias de armazenamento de água e rejeitos estão quase concluídos, segundo a Anfield. Estão em curso discussões sobre acordos com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que reivindica a propriedade da área onde o projeto está situado. A empresa pretende concluir o Estudo de Impacto Ambiental antes do final do ano e iniciar o processo de obtençãoda licença de operação necessária para que a Coringa opere na sua capacidade de alimentação planejada de cerca de 460 toneladas de minério por dia.

A mineradora prevê que a construção das instalações de Coringa poderá ser concluída em um período de nove a 12 meses após o início. A Anfield está atualmente considerando alternativas de financiamento. Em 30 de junho de 2017, a companhia possuía aproximadamente 14  milhões de dólares canadenses, mas o estudo de viabilidade estima um custo de, aproximadamente, US$ 28,8 milhões.