CBPM disponibiliza todos os dados aerogeofísicos da Bahia em seu site

Ferramenta lançada pela empresa permite pesquisar e adquirir as informações facilmente

Por Conexão Mineral 17/08/2017 - 14:59 hs
Foto: CBPM

A Bahia possui uma cobertura aerogeofísica regional de alta resolução, realizada com os métodos magnetométrico e gamaespectrométrico em 100% do seu território, graças aos  levantamentos executados pela CBPM e complementados por outros realizados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP) e pela Petrobras. Agora essas informações podem ser acessadas facilmente, porque a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) acaba de lançar em seu site uma solução que disponibiliza, para consulta e aquisição, todos os dados dos levantamentos aerogeofísicos realizados pela empresa desde 1975, cobrindo todo o Estado.

"Essa é mais uma ferramenta de fomento mineral que a empresa disponibiliza para os interessados em pesquisar as riquezas minerais da Bahia, pois disponibiliza para o público todos os projetos da CBPM, em escala de semidetalhe, permitindo o download dos projetos", explica Rafael Avena Neto, diretor técnico da CBPM.

A ferramenta foi concebida e viabilizada pela equipe técnica da empresa, envolvendo as áreas de geoprocessamento e geofísica, com apoio de serviços técnicos especializados externos. Toda a engenharia do projeto foi desenvolvida procurando facilitar a utilização do aplicativo por usuários de diversas áreas do conhecimento. “A aerogeofísica é a essência da exploração mineral técnico-científica moderna e que são necessárias ações efetivas para disponibilização dos produtos dos aerolevantamentos. Por isso, para incentivar o uso desses produtos, a CBPM está divulgando, através do seu website, todo o acervo de dados aerogeofísicos do Estado da Bahia”, ressalta o geofísico da CBPM, Ives Garrido.

Para acessar, clique no link: http://lagfba.cbpm.ba.gov.br/