CPRM lançará estudo sobre agregados na Região Metropolitana de Florianópolis

Informe será apresentado em evento no dia 29 de agosto

Por Conexão Mineral 17/08/2017 - 10:25 hs
Foto: CPRM

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai lançar no dia 29 de agosto, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC), o Informe de Recursos Minerais para Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana de Florianópolis. 

O estudo apresenta informações sobre os materiais minerais utilizados na indústria da construção civil, áreas de ocorrência e reservas potenciais para exploração. Também oferece parâmetros geológicos para futuros trabalhos de ordenamento territorial no Estado de Santa Catarina, propiciando interface entre urbanização e exploração mineral.

Os insumos minerais descritos individualmente, enfocaram aspectos de localização, tipologia de depósitos, caracterização tecnológica, identificação de áreas potenciais e usos e funções. Foram cadastradas 148 ocorrências minerais, enfatizando-se a caracterização tecnológica de areias, argilas e brita utilizadas para construção civil, com a finalidade de definir a melhor aplicabilidade do insumo. Também foi elaborado um diagnóstico técnico-econômico sobre os insumos minerais, levando em conta produção, consumo e sistemática de produção.

O informe conta com um capítulo sobre os impactos ambientais decorrentes da atividade minerária, com indicações quanto à sustentabilidade da produção mineral e atendimento da demanda futura. Além de ser um instrumento para formulação de políticas públicas, este produto pode auxiliar na atração de investimentos no setor mineral, fator importantes para a manutenção do crescimento econômico, cujos efeitos podem resultar na geração de emprego, renda e desenvolvimento social à luz da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.