Falhas em escavadeiras: sete em cada dez estão relacionadas à qualidade do combustível

Transporte, armazenamento e filtros são pontos críticos

Por Conexão Mineral 28/07/2017 - 06:10 hs
Foto: Link-Belt
Falhas em escavadeiras: sete em cada dez estão relacionadas à qualidade do combustível
Cuidados que evitam paradas desnecessárias e até falhas mais graves

O gerente de Suporte ao Cliente da Link-Belt, Jorge Castro, alerta que pelo menos 7 em cada 10 falhas com escavadeiras, estão associadas a problemas no transporte, armazenamento e manutenção dos filtros de combustívelNos atendimentos em campo, os técnicos da empresa observam situações recorrentes capazes de prejudicar o desempenho das escavadeiras, causando paradas não programadas e que ainda podem danificar o equipamento.

Confira sete pontos essenciais, segundo a Link-Belt, para prevenir falhas com as escavadeiras:

1 – Sempre utilize filtros originais da fabricante

Há uma ampla oferta de filtros no mercado, mas a qualidade interna do elemento filtrante desses produtos não é compatível com os limites de funcionamento do motor da escavadeira Link-Belt. Os motores ISUZU necessitam de um combustível bem filtrado porque ele também é usado nas partes internas do sistema de injeção na lubrificação e refrigeração. Somente os filtros originais garantem a perfeita limpeza com volume adequado de combustível para o motor.

2 – Drene a água diariamente

Antes de iniciar a operação da escavadeira, drene os separadores de água dos filtros de combustível. Caso haja água em excesso, ela seguirá para os componentes da injeção de combustível. Lembre-se de que a água aquecida é um detergente natural, prejudicando a lubrificação das peças.

3 – Nunca encha os filtros para montagem

É uma prática ultrapassada e deve ser abolida. Ao encher os filtros de combustível, o diesel abastecido não passa pela mídia filtrante e pode contaminar o sistema de injeção. A escavadeira da marca possui uma bomba elétrica de levantamento de combustível, que é capaz de encher os filtros seguindo o procedimento padrão.

4 – Abasteça o tanque ao final da operação

Com o tanque aquecido, a diferença de temperatura em relação ao ambiente externo pode gerar a condensação nas paredes internas. A água condensada escorre e contamina o combustível. O abastecimento evita o espaço vazio e impede a condensação.

5 – Cuidados nos reabastecimento

Na hora de abastecer a escavadeira, limpe ao redor do bocal de enchimento do tanque. Sempre utilize mangueiras, funis, baldes limpos e em bom estado de conservação. A tampa do tanque deve ser mantida limpa e em bom estado para garantir a vedação.

6 – Lave o tanque de combustível

Programe a limpeza interna do tanque de combustível para evitar os acúmulos de sedimentação e de sujeira. Trata-se de um procedimento de rotina, já que o tanque foi projetado para ser a primeira barreira contra a contaminação. A limpeza deve ser realizada com água e detergente neutro. Pelo menos uma lavagem por ano pode ser suficiente.

7 - Armazenamento e transporte do combustível

Aqui estão os dois vilões, quando os assuntos são combustível e parada da escavadeira. Os recipientes para armazenamento ou transporte de combustível devem ser exclusivos e demandam limpeza constante. O armazenamento deve ser em local apropriado e coberto, com posicionamento dos tambores na posição horizontal, evitando a transpiração e condensação dentro deles.