Usiminas abre Centro de Sensibilização de Segurança para visitantes da Aperam

Ambiente dispõe de 30 vivências capazes de proporcionar experiências reais de acidentes e situações de risco aos visitantes

Por Conexão Mineral 19/07/2017 - 16:41 hs
Foto: Leonardo Galvani
Usiminas abre Centro de Sensibilização de Segurança para visitantes da Aperam
Maioria dos acidentes em indústria é causada por atos inseguros

Comportamento e conhecimento são palavras-chaves no dia a dia de qualquer indústria para que a segurança, a saúde e a vida dos empregados sejam preservadas em primeiro lugar. Pensando nisso, a Usiminas criou dentro da área da Usina de Ipatinga o Centro de Sensibilização de Segurança, um ambiente com 30 vivências capazes de proporcionar experiências reais de acidentes e situações de risco aos visitantes.

Voltado para sensibilização de empregados, esse espaço inovador agora chama a atenção também de empresas parceiras, como a Aperam. Recentemente, cinco integrantes da empresa conheceram o Centro e gostaram do que viram. Eles foram alguns dos sorteados para realizar a visita no 9º Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional, promovido em junho, em Ipatinga, pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), quando a Usiminas apresentou o trabalho como um dos cases de sucesso das grandes empresas do evento.

“Assisti a apresentação do Centro de Sensibilização no Workshop da ABM e fiquei muito interessado. Achei a ideia inovadora e a minha percepção foi a melhor possível. Lá, a vivência é real, de fato, e temos a oportunidade de ver na prática medidas de segurança necessárias para eliminar os riscos. Fomos muito bem recebidos”, agradece Paulo Raso, gerente de Recursos Humanos da Aperam.

Aprendizado na prática

Inaugurado em 2011 e modernizado em 2016, o Centro de Sensibilização de Segurança é usado para dinâmicas teóricas e práticas. O objetivo é incentivar os colaboradores a desenvolverem suas atividades com segurança, levando-os a assumir o protagonismo no cuidado com a vida. Nos chamados espaços de vivências, o empregado, por exemplo, pode manusear braços artificiais em máquinas, reproduzindo como seria um esmagamento das mãos envolvendo correntes e rolos e suas drásticas consequências. Ou visualizar a percepção de riscos elétricos, riscos do trabalho em altura, movimentação de cargas, proteção contra incêndios, acesso seguro à ponte rolante, ferramentas manuais, entre outras.

Afinal, as estatísticas mostram que 86% dos acidentes na indústria têm como causa atos inseguros e outros 12% ocorrem por conta das condições inseguras. Ou seja, a maioria deles causados por comportamento inadequado. “Queremos sensibilizar as pessoas, tocar no coração delas, para que aprendam, de maneira interativa, sobre as consequências desses eventos e a importância da prevenção de acidentes para o trabalho e para a vida”, destaca Silmar Rabelo, gerente geral da Laminação a Frio da Usiminas.

O Centro possui ainda salas de encontro para realização de Diálogos Diários de Segurança, palestras sobre segurança, saúde e qualidade de vida, tornando um instrumento importante de capacitação na empresa. De janeiro a julho, mais de 2.500 empregados diretos, indiretos e visitantes já passaram pelas simulações de vivências do setor.