A australiana Nepean adquiriu parte da Sandvik

Por Conexão Mineral 17/07/2017 - 18:35 hs
Foto: Nepean

A fabricante australiana de transporte de materiais Nepean Conveyors Pty Ltd finalizou as negociações para aquisição dos negócios da Sandvik International Conveyor Components e da Sandvik’s Specialist Conveyor Systems em Hollola, na Finlândia. A Sandvik, no Brasil, produz equipamentos para o setor de mineração. 

O diretor executivo da Nepean, Miles Fuller, afirma que essa aquisição traz uma ótima sinergia para os negócios da organização. “A Nepean ganhará importantes instalações na Europa, Escandinávia, Brasil e Austrália Ocidental, além de nossas operações já existentes na costa leste e oeste da Austrália e da África. Também obteremos ganhos em tecnologia avançada, incorporação e propriedade intelectual de produtos líderes,” afirma Fuller. Detalhes da transação não foram divulgados.

A aquisição inclui 195 mil m² de operações fabris de classe mundial localizados na Alemanha, Brasil, Austrália e Finlândia. Além disso, cerca de 340 funcionários da Sandvik se integrarão à Nepean. As empresas da Sandvik adquiridas possuem uma história consistente no mercado, incluindo marcas Prok, Gurtec e Roxon.

“O negócio de transporte de materiais é o core business da Nepean. Desde 1985, nosso crescimento e sucesso têm sido devido ao nosso foco no cliente, capacidade de suporte local, colaboradores comprometidos, engenheiros e executivos líderes, capacitados com a autoridade para fazer as coisas”. 

“Focar primeiro nas necessidades dos clientes faz parte do DNA da Nepean. Só podemos prosperar se nossos clientes tiverem sucesso e estamos profundamente comprometidos com essa responsabilidade. Vemos essa aquisição como uma oportunidade muito importante para reunir dois líderes da indústria respeitados no transporte de materiais,” disse ele.

Com a aquisição, os clientes da Nepean terão acesso às importantes propriedades intelectuais desenvolvidas pela Sandvik, resultado de sua excelente capacidade de engenharia e de produção. Novas linhas de produtos, incluindo a de tubos e roletes, serão colocadas no mercado como uma prioridade. 

“O imenso esforço da Nepean para oferecer serviços de qualidade assegurará que os clientes se beneficiem de prazos de entrega reduzidos e tenham acesso a componentes de transporte de qualidade para grandes projetos de pós-venda em qualquer local do mundo,” declara Fuller.

A Nepean já é o maior fabricante de polias e roletes da Austrália. Com a aquisição da Sandvik Conveyor Components, essa capacidade combinada posicionará a Nepean como uma dos maiores especialistas em componentes de transporte global, capaz de produzir milhares de grandes polias de engenharia e milhões de rolos de transporte anualmente para atender clientes em 66 países.  

“Nossa oferta de serviços e o conjunto mais amplo de produtos posiciona a Nepean como a escolha número um para componentes de transporte de materiais de qualidade,” adiciona Fuller.

A expertise em transporte de materiais da Nepean na Austrália inclui soluções integradas de manuseio de materiais a granel das minas para as estações de cargas de trem ou caminhão. Com a integração dos ativos da Sandvik, a Nepean poderá fornecer um conjunto único e integrado de soluções para a indústria mineradora.

“Este é um importante marco e crédito para a equipe Nepean. Nossos colaboradores dedicados, força técnica, custos controlados, capacidades verticalizadas e o respeito que ganhamos da indústria há mais de 43 anos posicionou-nos para esta emocionante oportunidade de crescimento”, esclarece Fuller.

“Nosso investimento nos negócios de transportes da Sandvik e, mais importante, nos clientes e nos colaboradores da Sandvik, é um compromisso adicional com uma indústria que conhecemos bem. É um passo fundamental na jornada da Nepean para ser a líder global em componentes de transporte inovadores”, conclui Fuller.