Missão empresarial visitou pedreiras na Europa

Viagem foi organizada pela Anepac e Liebherr

Por Conexão Mineral 16/06/2017 - 12:07 hs
Foto: Sindibritas/Agabritas
Missão empresarial visitou pedreiras na Europa
Sandro Alex de Almeida durante missão empresarial na Europa

A Associação Nacional de Entidades de Produtores de Agregados para Construção Civil (Anepac) e a Liebherr realizaram uma missão empresarial à Europa, durante o mês de maio. A viagem teve como objetivo conhecer boas práticas de negócios relativas à extração e processamento de agregados, na Alemanha, Áustria e França. As visitas guiadas foram realizadas em cinco pedreiras de basalto, calcário e granito, além de três fábricas da Liebherr. 

A missão teve a participação de sete empresas do Rio Grande do Sul e um total de 38 pessoas saindo do Brasil. O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) foram  representados por Fernando Borges Machado e Sandro Alex de Almeida. Nas visitas em fábricas e pedreiras foi possível conhecer métodos utilizados que podem ser aplicados na experiência brasileira.

¨Nos chamou a atenção a prática de não usarem mais detonação. Em uma das pedreiras que vimos, não há mais o desmonte de rochas através da detonação, há uma máquina que desagrega os materiais. É utilizada uma escavadeira hidráulica, sem uso de explosivos tornando mais barato e muito mais seguro. O custo de investimento pode ser maior, mas o resultado a médio e longo prazo é vantajoso¨, explica o diretor do setor de areia da Agabritas, Sandro Alex de Almeida. Ele destaca ainda o aproveitamento de materiais reciclados, como os pneus usados, que são queimados nas cimenteiras, reduzindo o consumo de lenha e resolvendo o problema de destinação final.