Litoteca reúne mais de 19 mil amostras da Bahia

Acervo da CBPM está organizado em 19.172 caixas

Por Conexão Mineral 12/06/2017 - 15:07 hs
Foto: Amarildo Barbosa
Litoteca reúne mais de 19 mil amostras da Bahia
Litoteca está localizada em Simões Filho (BA)

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) é detentora de um importante acervo de amostras de rocha, solo e sedimentos, que podem ser avaliados também por profissionais de empresas privadas, instituições de pesquisa e estudantes. Atualmente, sua Litoteca conta com 19.172 caixas, com aproximadamente 5 metros de sondagem cada, totalizando 95.860 metros de furos apenas de amostras de rochas. O acervo está organizado em pavilhões que totalizam mais de 1.800 m2.

Atualmente, técnicos de duas gerências da empresa fazem análises em furos de sondagem de projetos considerados prioritários. Uma equipe faz uma redescrição nos testemunhos da Fazenda Coqueiro do Projeto Mundo Novo. O trabalho vai subsidiar a elaboração de relatórios para definir etapas subsequentes de pesquisa nas áreas. Outros quatro projetos passam pelo mesmo processo: Bacia do Rio Pardo, Irecê, Areia Branca e Valorização de Alvos Geofísicos.
Outras equipes fazem medição de susceptibilidade, com analisador de raios-X, nos furos de sondagem de oito projetos, entre eles Caboclo dos Mangueiros, Rio Salitre e Machado Portela. A análise define o teor de cada substância encontrada nas amostras.
Para consultar a litoteca é necessário programar a visita e solicitar autorização da Diretoria Técnica (DTE) da empresa através do e-mail: cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br. A Litoteca da CBPM está localizada na sede da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho (BA).