Implemento facilita a elevação de rochas de até 40 toneladas

Lançado pela Truck Fio, dispositivo torna a operação mais segura

Por Conexão Mineral 08/06/2017 - 09:23 hs
Foto: Truck Fio
Implemento facilita a elevação de rochas de até 40 toneladas
Dispositivo de elevação se adapta a pá carregadeira a partir de 30 toneladas

A Truck Fio, empresa capixaba do Grupo Retruck, lançou na Vitória Stone Fair seu Dispositivo de Elevação que, segundo o fabricante, consegue ampliar em até 50% a segurança no processo de deslocamento de pedras de até 40 toneladas da pedreira ao caminhão, aumenta a produtividade por tornar a operação bem mais rápida e ainda pode reduzir o custo médio de aquisição de R$ 2 milhões para até R$ 350 mil.  

De acordo com a empresa, um aspecto de destaque do implemento é o fato de ter maior capacidade do que as demais máquinas equivalentes, apesar de ser 50% menor e ainda assim conseguir operar com mais estabilidade e velocidade.

O diretor deTécnico da Truck Fio, Antônio França, responsável pelo projeto, ressalta que esse será um avanço tecnológico importante para o setor. “Todos os dias acontece acidente com vítima nas pedreiras. Em 2016, o Sindimármore anunciou o registro de mais de 370 acidentes. Uma das formas mais eficientes para diminuir estes números é investindo em inovação”, pontua França, que também é o criador do projeto da primeira máquina brasileira de fio diamantado.

De acordo com o diretor Comercial, Fabiano Gomes, o valor final do equipamento o torna acessível mesmo a produtores menores e ainda tem a facilidade de uma assistência técnica local. “É um equipamento de pronta entrega, com produção nacional e assistência técnica de rápido atendimento, de excelente custo x benefício para o processo produtivo. Como é mais estável, diminui muito as chances de um acidente, o que significa menos risco material – pois a queda de uma rocha de mais de 30 toneladas requer uma logística complexa e ainda costuma danificar outros equipamentos, e menor risco a vida dos trabalhadores. O dispositivo atende uma necessidade importante do setor de rochas”, ressalta.

Ficha técnica do Dispositivo de Elevação

Implementação: Pá carregadeira a partir de 30 toneladas

Capacidade: 16 a 40 toneladas

Empilhamento: 9-10 m3 de rocha granito e 10-12 m3 de rocha mármore

Público alvo: de pequenas jazidas a grandes extrações

Adaptável para pás carregadeiras: Caterpillar 980H, 988B, Volvo L250G, Komatsu WA500, Hyundai HL780, entre outras.