Aperam apresentará novas aplicações do inox em automóveis

Palestras serão no Simpósio SAE Brasil sobre novos materiais e mobilidade

Por Conexão Mineral 31/05/2017 - 10:41 hs
Foto: Aperam

O aço inoxidável é uma importante solução para a indústria automobilística. Engenheiros do Grupo Aperam, do Brasil e da Europa, vão mostrar durante a 10ª edição do “Simpósio SAE Brasil – Novos Materiais e Mobilidade” como o inox pode proporcionar diferentes alternativas na produção de componentes automotivos, com redução de espessura dos materiais, gerando redução de emissões e consumo de combustível, tornando veículos mais leves e seguros. O encontro entre especialistas ocorre em São Paulo nos dias 6 e 7 de junho e tem o objetivo de aproximar o universo dos novos materiais das diversas possibilidades de utilização em veículos automotores.

No dia 6 de junho, o engenheiro de Aplicação da Aperam South America, Caio Pisano, apresenta o painel “Avanço das tecnologias dos materiais ferríticos no setor automotivo”. Ele também dará um minicurso sobre estampabilidade dos aços inoxidáveis. Pisano explica que o inox é um material versátil. “Com os desenvolvimentos recentes da tecnologia, o aço inoxidável nos veículos tende a crescer cada vez mais”, avalia. O engenheiro vai discutir tendências do uso de inox no setor para os próximos anos. Altamente resistente à corrosão e a elevadas temperaturas, o inox hoje está presente no tanque de combustível e no sistema de exaustão.

No dia 07, Amélie Trégouët, da área de Desenvolvimento de Negócios Automotivos da Aperam na Europa, apresenta aplicações do aço inoxidável especialmente em estruturas automotivas. Em função de suas distintas propriedades mecânicas, a solução proporciona diminuição de custos dos processos produtivos e também da espessura da estrutura veicular, o que contribui para maior eficiência energética, além da segurança dos veículos. De acordo com Amélie, o Grupo Aperam tem investido fortemente nesta área em nível global.

O evento será realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Mais informações sobre o evento: http://portal.saebrasil.org.br/portal/evento/10o-simposio-sae-brasil-de-novos-materiais-e-aplicacoes-na-mobilidade