Triagem mineral por sensores: processo a seco reduz custos

Evento na CBPM discutiu uso da técnica Redwave

Por Conexão Mineral 30/05/2017 - 08:39 hs
Foto: Valdenir Ferreira/CBPM
Triagem mineral por sensores: processo a seco reduz custos
Processo a seco seleciona materiais com granulometria de 2 a 300 mm

O geólogo Mário Reinhardt  apresentou na última sexta-feira uma palestra do auditório da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) sobre tecnologia de triagem mineral por sensores, com emprego da tecnologia Redwave. A solução é um processo a seco capaz de selecionar minerais e minérios com granulometria de 2mm a 300mm com base em propriedades óticas, de composição, densidade atômica ou outros fatores físicos como forma, brilho, etc.

De acordo com o geólogo a utilização da técnica deve ser iniciada na pesquisa porque é o momento em que se começa a enxergar a possibilidade de otimizar a extração do bem mineral. Na lavra também é decisiva, principalmente no processamento mineral final. Segundo Reinhardt, a triagem mineral por sensores contribui para viabilizar novos negócios porque implica em redução de despesas de capital, de rejeitos finos para barragens, consumo de água e energia. 

Ainda segundo o geólogo, a tecnologia já vem sendo utilizada em países como Austrália, Rússia, Canadá e também o Brasil. A técnica é baseada nas mesmas utilizadas nas indústrias de separação de alimentos e reciclagem de materiais e pode ser empregada desde a pesquisa até a lavra.