CPRM inaugurará litoteca e laboratório de análises químicas

Evento será realizado dia 02 de junho, em Caeté, Minas gerais

Por Conexão Mineral 30/05/2017 - 06:30 hs
Foto: CPRM
CPRM inaugurará litoteca e laboratório de análises químicas
Litoteca de Caeté, em Minas gerais, foi ampliada e modernizada

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) inaugura na próxima sexta-feira, dia 2 de junho, em Caeté, Minas Gerais, o novo Laboratório Analítico da Rede Lamin-Caeté e a Litoteca Regional. A solenidade será às 10h e contará com a presença do diretor presidente da empresa, Eduardo Ledsham. Estes empreendimentos visam a modernização e a descentralização das atividades da Rede de Laboratórios Analíticos e de Preparação de Amostras e da Rede de Litotecas.

O Lamin-Caeté, assim como outros laboratórios da rede, realizará análises químicas, sedimentométricas e microbiológicas em rochas, solos, sedimentos, fósseis e água, atuando para atender as demandas geológicas, de monitoramento ambiental, controle da poluição e qualidade de águas superficiais e subterrâneas. Estão sendo instalados equipamentos como espectrômetros, cromatógrafos, difratômetro, granulômetro, etc.

Com a transferência do Lamin-BH para Lamin-Caeté, a acreditação do Inmetro será transferida de acordo com as normas da Coordenação Geral de Acreditação CGCRE deste órgão.
Durante a solenidade, também ocorrerá a inauguração da Litoteca Regional de Caeté, que foi ampliada e modernizada, qualificando a Rede de Litotecas da CPRM. Seu acervo é constituído por testemunhos de sondagem, amostras de rochas, alíquotas geoquímicas, lâminas petrográficas e por materiais de geologia marinha, coletados nas mais diferentes regiões geológicas e geográficas do país. A obra melhora o acesso aos materiais geológicos e o atendimento às demandas internas da CPRM e de outras instituições públicas, privadas e universidades.