CBA promove o programa Parceria Votorantim pela Educação

Niquelândia, em Goiás, participa pelo nono ano consecutivo

Por Conexão Mineral 29/05/2017 - 09:53 hs
Foto: CBA
CBA promove o programa Parceria Votorantim pela Educação
Oficina Criativos da Escola

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) será realizado pelo 9º ano consecutivo em Niquelândia. Em 2017, as atividades do PVE serão realizadas com o tema “Gestão Pedagógica Inclusiva”, que visa debater a diversidade nos ambientes escolares, tornando-os mais inclusivos. 

As ações do PVE são divididas em quatro ciclos de atividades, por meio da frente de Apoio à Gestão, que desenvolve conhecimentos e competências no âmbito da Gestão Educacional, para técnicos da Secretaria de Educação. Ao longo do ano, serão abordados nas capacitações os aspectos pedagógicos e de gestão dos indicadores de qualidade em educação inclusiva e a sistematização de aprendizagens para socialização com a comunidade profissional. 

Já na Gestão Escolar, que também faz parte da frente de Apoio à Gestão e é voltada a diretores e coordenadores pedagógicos das escolas municipais, será abordada a concepção de apoios e desenho universal na aprendizagem, avaliação inclusiva e plano educacional individualizado. O PVE conta ainda com a frente de Mobilização Social, que envolve alunos, familiares e a comunidade em geral. 

O primeiro ciclo de atividades em Niquelândia foi realizado de 8 a 11 de maio, com uma solenidade na Câmara Municipal para apresentação do programa para a comunidade. A secretária de Educação, Avelina Lopes, disse que a continuidade do PVE em Niquelândia é fundamental para auxiliar o município a avançar em medidas que tornem a educação pública cada vez mais acessível a todos. 

“Os profissionais da educação, estudantes e comunidade demonstraram entusiasmo e querem participar da proposta que foi apresentada. Queremos superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos e fazer um melhor aproveitamento dos ambientes de ensino e de outros espaços físicos. Dessa maneira, a nossa educação será ainda mais inclusiva, atendendo com qualidade a todos os alunos”, afirmou Avelina. 

Criativos da Escola

Já na frente de Mobilização Social, a atividade do primeiro ciclo do PVE consistiu em uma apresentação dos detalhes do concurso Desafio Criativos da Escola para a comunidade. O concurso incentiva crianças e jovens a desenvolverem projetos para transformar a realidade das escolas e do município. Podem participar crianças e jovens de 9 a 17 anos, matriculados na rede pública ou particular de ensino, além de grupos de jovens que participam de movimentos religiosos ou de outras entidades. 

A primeira oficina do Desafio Criativos da Escola foi promovida no dia 11 de maio, no auditório do Clubinho da Vila Macedo, com a participação de alunos da Escola Municipal Padre Valentim Rodrigues, Colégio Estadual Francisco Santiago, SESI e do Instituto Pedagógico. O segundo ciclo será acontecerá realizado de 12 a 14 de junho e outras oficinas serão realizadas. .

A continuidade do PVE em Niquelândia, que participa do programa desde 2009, demonstra o comprometimento da Votorantim em consolidar ações que transformem a realidade das comunidades em que está inserida. Prestes a completar 100 anos, em 2018, o Grupo reforça ainda mais sua atuação social, com investimentos sobretudo na área de educação. 

“Incentivar melhorias na educação é contribuir para o fortalecimento das comunidades. Ao realizar o PVE em Niquelândia, reforçamos o nosso compromisso com o município de contribuição para o desenvolvimento local, por meio da formação de cidadãos protagonistas da transformação social e econômica”, ressalta o gerente de fábrica da Unidade Niquelândia da CBA, Marcos Campos Silveira. 

Desde que começou a ser realizado no município, o PVE tem feito a diferença para o município avançar na educação pública de crianças e jovens. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil, aponta em Niquelândia um salto de melhoria na escala que mede o patamar de ensino. Em 2009, o índice no município do 4º e 5º ano do ensino fundamental era de 4.5 e passou para 5.5 em 2015. Já do 8º e 9º ano, passou de 3.6 em 2009 para 4.9 em 2015, superando as metas projetadas.

Além disso, o PVE impulsionou Niquelândia a aderir ao Indique – Indicadores da Qualidade na Educação, iniciativa da ONG Ação Educativa, com apoio do Unicef e do Ministério da Educação (MEC). O Indique é um instrumento de avaliação que visa o envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação. Com o Indique, a Secretaria Municipal de Educação tem atuado ainda mais junto à população para atender as demandas apontadas para promover melhorias nos ambientes escolares. 

Entidades e Organizações Não Governamentais também são beneficiadas pelo PVE. Ivone Botelho Pimentel é coordenadora de capacitação na Sociedade São Vicente de Paulo, em Niquelândia. Ela diz que nas palestras que promove para crianças, jovens e adultos carentes percebe o interesse cada vez maior do público em participar das ações que o PVE propõe. “O programa engaja as pessoas de tal maneira que estamos nos mobilizando para inserir o nosso grupo de capacitação também no concurso Desafio Criativos da Escola. É muito bom ver que uma iniciativa como essa consegue promover transformações tão positivas na comunidade”, disse Ivone.