AngloGold apoia campanha de prevenção e diagnóstico de câncer

Parceria com a Fundação Cristiano Varella permitirá que população realize exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) em Raposos, Sabará, Santa Bárbara, Nova Lima, Caeté, Barão de Cocais e em Rio Acima

Por Conexão Mineral 26/05/2017 - 11:21 hs

Mais de 50 mil mulheres terão o diagnóstico positivo para câncer de mama no Brasil, somente em 2017. Cerca de 16 mil brasileiras serão diagnosticadas com câncer de colo de útero até o final do ano. Além disso, outros 61 mil homens receberão a notícia de que possuem câncer de próstata antes de 2018. Estes três dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e demonstram a importância da prevenção.

A forma mais segura de se precaver contra o câncer é por meio de exames preventivos.  Assim, por meio de Incentivo Fiscal do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), a AngloGold Ashanti está realizando, em conjunto com a Fundação Cristiano Varella, a Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer. A ação incentiva a população a prevenir de câncer de mama, do colo de útero e de próstata. Para isso, serão realizados exames gratuitos de mamografia, PSA e preventivo (Papanicolau) para os moradores de Raposos (29 de maio a 2 de junho), Sabará (de 26 a 30 de junho), Santa Bárbara (10 a 14 de julho), Nova Lima (17 a 21 de julho), Caeté (28 de agosto a 1º de setembro), Barão de Cocais (21 a 23 de novembro) e em Rio Acima (4 a 8 de dezembro).

Os exames de mamografia gratuitos serão disponibilizados para as mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e os de Papanicolau para aquelas que têm entre 25 e 69 anos. Já para os homens serão oferecidos exames de PSA, por meio da coleta de sangue, para aqueles com idade a partir dos 45 anos. Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e agendar os exames.

A expectativa é que sejam realizadas 1.400 mamografias, 1.400 exames de PSA (para diagnóstico de câncer de próstata) e outros 1.400 preventivos (Papanicolau) nos cinco dias da campanha, somando 4.200 exames nas sete cidades contempladas. Além da realização dos exames, um profissional da Fundação Cristiano Varella fará palestras sobre o tema nos dias da campanha. “Conscientizar a população é tão importante quanto realizar os exames. O câncer, quando diagnosticado na sua fase inicial, é quase sempre tratável e muitas vezes curável”, Dr. Edson Augusto Pracchia Ribeiro, diretor técnico da Fundação Cristiano Varella.

O apoio à Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer é uma importante forma de contribuir para a melhoraria da qualidade de vida das populações dos municípios próximos às nossas operações”, analisa Othon Maia, gerente de Comunicação e Comunidades da AngloGold Ashanti.

A campanha integra o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar serviços desenvolvidos no campo da oncologia e conta com o apoio das empresas por meio de incentivo fiscal. 

Serviço: Campanha Móvel de Diagnóstico Precoce e Controle do Câncer

Raposos – 29 de maio a 2 de junho

Sabará – De 26 a 30 de junho

Santa Bárbara – De 10 a 14 de julho

Nova Lima – De 17 a 21 de julho

Caeté – De 28 de agosto a 1º de setembro

Barão de Cocais – De 21 a 23 de novembro

Rio Acima – De 4 a 8 de dezembro