Usiminas sedia encontro de especialistas em laminação de tiras a quente

A próxima edição do Encontro será em 2018, em Ouro Branco (MG)

Por Conexão Mineral 24/05/2017 - 16:16 hs
Foto: Usiminas

A Usina de Cubatão sediou o 6º Encontro de Especialistas em Laminação de Tiras a Quente (LTQ) da América Latina, nos dias 10 e 11 de maio. Promovido pela ABM, o encontro reuniu mais de 30 profissionais especializados em operação, técnica e manutenção de LTQ, de seis siderúrgicas do Brasil e da Argentina. O objetivo foi compartilhar boas práticas para fortalecer o segmento e estabelecer a agenda de trabalhos para as próximas edições.

O último encontro aconteceu em 2009 e, nessa edição de retomada, foram debatidos assuntos como segurança e indicadores de produção, respeitando estratégias de mercado e de compliance das empresas. "É uma oportunidade de aumentar a rede de contatos no segmento para fortalecer a presença e o uso do aço em nosso País e na América como um todo, ampliando a importância do aço como um insumo necessário para o desenvolvimento", destacou Francisco Coutinho Dornelas, diretor regional da ABM Espírito Santo.

O encontro foi encerrado com uma visita ao Laminador de Tiras a Quente 2 (LTQ2) da Usina de Cubatão, o mais moderno do País. "Com a maturidade profissional das pessoas que participam desse evento, conseguimos ter ganhos de conhecimento sem invadir o espaço de compliance das outras empresas. É um momento de conhecimento mútuo em que todos adquirem informação técnica, que é revertida em ganhos internos para todas as empresas, fortalecendo a siderurgia brasileira. O LTQ2 conta com as últimas tecnologias, então é fantástico", disse Willy Schuwarten Junior, gerente de produção de Laminação de Tiras a Quente da Gerdau.

"Saímos mais fortalecidos com essa sinergia entre as siderúrgicas, pois é uma forma de agregar conhecimento e estreitar os laços entre as empresas da América Latina, o que nos ajudará a fazer frente aos desafios impostos pela concorrência com outras regiões do mundo", destaca Marcelo Magalhães, gerente-geral de Laminação a Quente da Usina de Cubatão.

Segundo o diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM, Valdomiro Roman da Silva, a retomada do Encontro de Especialistas em LTQ, agora com a promoção da ABM, foi um piloto que deverá ser estendido para outras áreas de conhecimento. “Este formato de evento, com público específico, curta duração e baixo investimento, enquadra-se muito bem nos objetivos da entidade, de disseminação e troca de conhecimento. Os participantes têm a oportunidade de, além de se conhecerem, intercambiar indicadores e melhores práticas, o que contribui de maneira relevante para o aumento de competitividade da siderurgia brasileira”, esclarece.

A próxima edição do Encontro será em 2018, em Ouro Branco (MG).