Vale já tem novo diretor-presidente

Fabio Schvartsman tomou posse hoje

Por Conexão Mineral 22/05/2017 - 11:41 hs

Vale já tem novo diretor-presidente
Fabio Schvartsman tomou posse hoje de manhã como novo diretor-presidente da Vale

A Vale informou que Fabio Schvartsman tomou posse hoje de manhã como novo diretor-presidente da empresa. Ele assume o cargo no lugar de Murilo  Ferreira, que presidiu a Vale por seis anos. 

Schvartsman tem 63 anos, é graduado e pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Politécnica de São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por dez anos na Duratex e por 22 anos no grupo Ultra, de onde saiu em 2007 como CFO da holding Ultrapar e sócio-diretor da Ultra S.A. Depois de  comandar a Telemar Participações e a San Antonio Internacional, presidia, desde 2011, a Klabin.

Segundo a mineradora, ele foi eleito pelo Conselho de Administração a partir de uma lista preparada pela empresa internacional de seleção de executivos, Spencer Stuart, em conformidade com as normas e governança da companhia. 

Na sexta-feira a empresa divulgou uma nota a respeito do processo de escolha de sua diretoria executiva, destacando que seu "novo diretor-presidente foi definido sem qualquer interferência externa e de acordo com as melhores práticas de mercado, seguindo os ritos e a governança da companhia, resultando, assim, na contratação de um profissional de mercado cuja reputação foi inteiramente formada em empresas privadas".  

Ainda segundo o comunicado da mineradora, "no processo de escolha, o Conselho estabeleceu uma comissão formada por representantes de seus principais acionistas controladores, que ficou responsável pela condução do processo de identificação e escolha do novo executivo. Em todo o processo, a referida comissão e o próprio Conselho de Administração foram assessorados pela empresa Spencer Stuart, especializada no recrutamento de executivos com larga experiência e reconhecimento globais, que presta serviços há mais de 12 anos para a Vale. Informamos, ainda, que, na última reunião do Conselho de Administração da empresa, realizada em 11 de maio deste ano, foram renovados os mandatos de quase todos os executivos, à exceção de Humberto Freitas, que, por decisão pessoal, optou por deixar a companhia no fim de seu mandato, previsto para o próximo dia 25, sem a admissão de qualquer outro diretor".