ANP publica pré-edital da 14ª Rodada de Licitações

Por Conexão Mineral 18/05/2017 - 16:56 hs

A ANP publicou hoje o pré-edital da 14ª Rodada de Licitações de Blocos para Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, incluindo a minuta do contrato de concessão. Os documentos permanecerão em consulta pública por 30 dias (até 19 de junho), para contribuições do mercado e da sociedade em geral. A audiência pública está prevista para o dia 27 de junho, em local a ser definido.
A consulta e a audiência têm como objetivos: obter subsídios e informações adicionais sobre o pré-edital e a minuta do contrato de concessão; propiciar aos agentes econômicos e aos demais interessados a possibilidade de encaminhamento de comentários e sugestões; identificar, da forma mais ampla possível, todos os aspectos relevantes à matéria objeto da audiência pública; dar publicidade, transparência e legitimidade às ações da ANP.
O aviso de consulta e audiência públicas nº 9/2017 foi publicado hoje no Diário Oficial da União. Os textos integrais, bem como as orientações para participação da consulta e audiência, estão disponíveis na página: http://www.anp.gov.br/wwwanp/consultas-e-audiencias-publicas.
O pré-edital determina as áreas oferecidas, as regras e procedimentos para participação e o cronograma preliminar da rodada, cuja sessão pública de apresentação das ofertas está prevista para 27 de setembro desse ano.
Como diferencial com relação a rodadas anteriores, o pré-edital da 14ª Rodada traz, entre outros destaques:  a adoção da fase de exploração única; retirada do conteúdo local como critério de oferta na licitação; royalties diferenciados para áreas de nova fronteira e bacias maduras com maiores riscos; redução do patrimônio líquido mínimo para não operadoras (investidores); e incentivos para o aumento da participação de pequenas e médias empresas.
A realização da 14ª Rodada pela ANP foi aprovada pela Resolução CNPE nº 06/2017, publicada no DOU em 20 de abril de 2017. Serão ofertados 287 blocos nas bacias sedimentares marítimas de Sergipe-Alagoas, Espírito Santo, Campos, Santos e Pelotas e nas bacias terrestres do Parnaíba, Paraná, Potiguar, Recôncavo, Sergipe-Alagoas e Espírito Santo, totalizando uma área em torno de 122,6 mil km².