CBA apresenta tendências em alumínio para o mercado automotivo

Carolina Hattori participará do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, em 6 de junho, no IPT, em São Paulo

Por Conexão Mineral 18/05/2017 - 16:40 hs
Foto: SAE Brasil
CBA apresenta tendências em alumínio para o mercado automotivo
Evento será realizado no IPT em São Paulo

O alumínio de alta resistência possui grande flexibilidade aliada à alta capacidade de absorção de impacto, características fundamentais na indústria automotiva. O material será o foco da palestra de Carolina Hattori, consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação da Companhia Brasileira do Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, durante o 10º Simpósio SAE Brasil de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que reunirá nos dias 6 e 7 de junho representantes de montadoras, sistemistas e usinas no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Carolina apresentará as tendências no uso do alumínio extrudado de alta resistência para componentes estruturais de veículos leves, como cross car beam (suporte do volante), barra de proteção da porta e barra de proteção de pedestre, além de alguns componentes de eixo e suspensão. “Este material dispensa os altos investimentos necessários em ferramentas de estampagem de aço, o que proporciona menor complexidade de processo e menor time to market”, explica. 

Carolina Hattori é doutoranda em Engenharia pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN – USP), além de ser mestre e graduada em Engenharia de Materiais pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há cinco anos atua na Companhia Brasileira do Alumínio (CBA) como consultora de Desenvolvimento de Mercado & Inovação, com foco em aplicações no setor automotivo. Possui também cinco anos de experiência na indústria siderúrgica.