ArcelorMittal estimula hábito da leitura com minibibliotecas comunitárias

Ao longo de 2017 serão inauguradas 20 unidades na capital mineira

Por Conexão Mineral 16/05/2017 - 10:49 hs
Foto: ArcelorMittal
ArcelorMittal estimula hábito da leitura com minibibliotecas comunitárias
A estrutura das minibiblioteca é feita com armaduras e chapas metálicas da ArcelorMittal

Com o objetivo de incentivar o hábito e descentralizar os espaços públicos de acesso à leitura, a ArcelorMittal, em parceria com a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sabic-BH), inaugurou ontem a primeira minibiblioteca comunitária no  Núcleo de Educação Integral do Plug Minas - Rua Santo Agostinho, 1441 – Horto).  Ela faz parte do projeto “Minibibliotecas Livres – Livros ao Alcance de Todos”. Ao longo de 2017, vão ser inauguradas 20 minibibliotecas comunitárias na capital mineira.

A iniciativa está integrada ao “Little Free Library”, movimento que inspira o amor pela leitura e promove a troca de livros em todo o mundo. Foram escolhidas sedes de ONGs e de movimentos sociais, casas de acolhidas e praças nas mais diversas regiões da cidade. A ideia é transformar os espaços em pontos de leitura e que, futuramente, também ofereçam uma programação diversificada de atividades de arte e cultura, oficinas e contação de histórias.  

A Sabic organizou a montagem inicial do acervo de livros infantis e adultos das minibibliotecas. Esse acervo será alimentado por intermédio de uma campanha permanente de doação de livros e que poderá ser realizada por um aplicativo disponibilizado gratuitamente ao público. As estruturas das minibibliotecas são compostas por armaduras prontas e chapas metálicas da ArcelorMittal. O investimento é por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.