Estudo sobre potencial mineral de São Paulo tem resultados iniciais apresentados pela CPRM

Reunião teve como objetivo discutir propostas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Por Conexão Mineral 16/05/2017 - 08:43 hs
Foto: CPRM
Estudo sobre potencial mineral de São Paulo tem resultados iniciais apresentados pela CPRM
Subsecretário de mineração, José Jaime Sznelwar e o Superintendente da CPRM, Márcio José Remédio

O superintendente regional de São Paulo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Márcio José Remédio, apresentou, juntamente com pesquisadores da CPRM, os resultados preliminares do projeto Geologia e Potencial Mineral da Região Metropolitana de São Paulo, durante a reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que discutiu propostas para a mineração inseridas no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). 

No encontro, a chefe do projeto, a geóloga Vidyã Vieira de Almeida, apresentou mapas de áreas potenciais e modelos geológicos tridimensionais de municípios da região sudoeste da RMSP. Ela explicou que os objetivos do projeto consistem na atualização do mapa geológico da RMSP e no diagnóstico das áreas com atividade mineral, juntamente com a definição de áreas potenciais para areia e brita. Ela destacou ainda a importância da interação frequente com outras entidades do Estado de São Paulo, como a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), o Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração (Comin) e sindicatos com o Sindareia e Anepac, entre outros, que têm sido um diferencial do projeto. 

Para o superintendente Márcio Remédio, a inserção do conhecimento geológico no planejamento urbano municipal  propiciará que a atividade mineral na região metropolitana se desenvolva de forma sustentável, em consonância com a geração de emprego e renda, sem afetar a qualidade de vida das populações circunvizinhas. Na ocasião, o subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo, José Jaime Sznelwar, salientou a importância do Serviço Geológico do Brasil e do projeto apresentado.