CPRM disponibiliza imagens georreferenciadas de quatro áreas na Bahia

Projeto foi realizado em parceria com a CBPM e divulgação faz parte das ações de fomento para o setor

Por Conexão Mineral 02/05/2017 - 07:47 hs
Foto: CPRM

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou as imagens georreferenciadas de quatro aerolevantamentos geofísicos adquiridos entre 2006 e 2015 em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Os quatro projetos aerogeofísicos totalizam uma área de aproximadamente 162.000 km² e localizam-se no Estado da Bahia. A ação é um dos pilares definidos pela diretoria para fomentar o setor mineral brasileiro, tratando-se de um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade. A captação se deu com espaçamento de 500 m entre as linhas de voo, altura de voo de 100 m e direção das linhas de voo N-S. Foram disponibilizadas as imagens dos seguintes projetos: 3012: Campo Alegre de Lourdes – Mortugaba (2006); 3026: Ipirá – Ilhéus (2011); 3027: Porto Seguro – Caravelas (2011); e 3032: Extremo Oeste da Bahia (2015). 

Os diversos produtos derivados do processamento de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formato Geotiff, com resolução de 300 dpi. Os dados brutos desses e outros aerolevantamentos do Estado da Bahia estão disponíveis para venda pela CBPM às entidades privadas. Instituições de ensino e órgãos públicos podem ter acesso gratuitamente, basta encaminhar os pedidos ser encaminhados para cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br. 

Segundo o diretor-técnico da CBPM, Rafael Avena Neto “a aerogeofísica é a essência da exploração mineral técnico-científica moderna e ações deste tipo, certamente, provocará um aumento na atividade de exploração mineral e no conhecimento geológico da Bahia, atraindo investimentos por parte da iniciativa privada e agilizando o processo de geração de novas jazidas e seus aproveitamentos”.
O chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (Disege) da CPRM, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, completa que “essa é a primeira disponibilização de imagens Geotiffs gratuita ao público de projetos que não foram adquiridos exclusivamente pela CPRM, demonstrando o sucesso de parcerias entre os diversos órgãos de mineração do país. Em breve, imagens de projetos aerogeofísicos do Estado de Goiás também serão divulgadas, com a devida autorização da Secretaria de Mineração do Estado”.
Os dados aerogeofísicos e geoquímicos da CPRM, além dos mapas geológicos e outras informações relevantes, são disponibilizados no Sistema GEOSGB, acessado através do site da CPRM.