Museu de Geologia tem programa especial para as crianças

Projeto de Apoio a Escolas (PAE) é desenvolvido desde 1995 pela superintendência do órgão em Porto Alegre (RS)

Por Conexão Mineral 26/04/2017 - 08:23 hs
Foto: CPRM
Museu de Geologia tem programa especial para as crianças
Após a visita, a escola recebe coleção de minerais e rochas e material didático

Alunos da Escola Amigos do Verde, da turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, visitaram nesta quarta-feira, dia 19, o Museu de Geologia, da Superintendência Regional de Porto Alegre do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Na visita guiada, a turma conheceu o acervo do museu que conta com minerais, rochas e fósseis do Brasil e exterior.

A turma também assistiu palestra ministrada pela geóloga Andrea Sander sobre o planeta Terra, a tectônica de placas, as rochas e os minerais que estão presentes na vida cotidiana, como aqueles que são fonte de cobre, ferro, minerais industriais como o talco, a fluorita e a gipsita e minerais geradores de energia, como o carvão. Amostras das principais rochas ígneas, sedimentares e metamórficas bem como os minerais estavam ao alcance dos alunos que puderam manuseá-los. Esse contato possibilita a exploração das diferentes características desses materiais, desperta a curiosidade e as perguntas, fortalecendo o aprendizado dos conhecimentos básicos da Geologia. 
Ao término da visita, a escola recebeu uma coleção e minerais e rochas além de material didático, como a cartilha Comunidade Mais Segura, sobre a gestão de risco, e uma coleção de folders explanando sobre o Serviço Geológico, o trabalho do geólogo e a importância da geologia. Geóloga Andrea Sander (roupa azul) recepcionou o grupo antes da palestra

Geóloga Andrea Sander (roupa azul) recepcionou o grupo antes da palestra
A atividade é parte do Projeto de Apoio a Escolas (PAE), desenvolvido na Sureg-PA desde 1995. As ações compreendem visitas guiadas ao Museu de Geologia, palestras proferidas por geólogos da CPRM a turmas de alunos ou professores e exposições do Museu Itinerante de Geologia em escolas. 

Para visitar o Museu de Geologia:
Rua Banco da Província, 105 - Santa Teresa | Porto Alegre/RS – CEP.: 90840-030. As visitas podem ser feitas em dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O museu realiza apenas visitas guiadas e por meio de agendamento, colocando à disposição um técnico que orienta e acompanha os visitantes. Informações: (51) 3406-7300 ou museugeo@cprm.gov.br