CPRM realiza evento para estimular estudo das bacias sedimentares por meio da estratigrafia

Workshop foi realizado no escritório do Serviço Geológico localizado no Rio de Janeiro

Por Conexão Mineral 19/04/2017 - 08:06 hs
Foto: CPRM
CPRM realiza evento para estimular estudo das bacias sedimentares por meio da estratigrafia
Bacias sedimentares do Brasil

Os técnicos da Divisão de Estratigrafia, Sedimentologia e Paleontologia (Dipale) da CPRM se reuniram entre os dias 11 e 13 de abril, no escritório do Serviço Geológico no Rio de Janeiro (ERJ) para discutir as propostas de trabalho, atividades futuras e formas de ampliar a participação da divisão nos projetos da empresa. 

A Dipale tem como missão o estudo das bacias sedimentares à luz da moderna estratigrafia, que inclui sedimentologia, estratigrafia e paleontologia. Possui corpo técnico especializado, constituído exclusivamente por mestres e doutores nessas áreas de concentração e busca dar suporte técnico aos projetos da CPRM em ambientes de bacias sedimentares. O território brasileiro, coberto por cerca de 78% de bacias sedimentares, abriga importantes reservas minerais já descobertas, além de um grande potencial ainda não explorado, e todo registro fóssil brasileiro. Esse fato ressalta a importância do estudo desses terrenos pelo Serviço Geológico do Brasil.

Durante os dois primeiros dias do encontro os participantes apresentaram as atividades desenvolvidas no período de 2015 a 2017, discutiram os resultados relevantes obtidos e fizeram uma análise crítica da atuação da Dipale, com foco nos seus fundamentos e atribuições. O último dia da reunião foi reservado para tomada de decisões e discussões sobre a participação da divisão nos projetos da CPRM, por meio da oferta de suporte técnico, incluindo participação em trabalhos de campo, elaboração de relatórios técnicos e de viagem, análises paleontológicas e a revisão de relatórios, com inserção do selo de qualidade da Dipale.

Além do suporte técnico aos projetos da CPRM, a reunião demonstrou a necessidade de desenvolver parcerias técnicas entre a Dipale e as demais divisões da empresa, em especial com a Divisão de Geologia Marinha (Digeom) e com a Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos (Dipeme). Outro ponto discutido foi a necessidade de colaborar com a ampliação da visibilidade externa da CPRM. Uma das ideias apresentadas foi a realização de exposições das coleções paleontológicas de vertebrados, de posse da Dipale, no Museu de Ciências da Terra.

Participaram do evento o diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), José Leonardo Silva Andriotti; o chefe do Departamento de Geologia (Degeo), Marco Tulio Naves de Carvalho; o chefe da Dipale, José Torres Guimarães; e o assistente de Produção da DGM na Residência de Porto Velho (REPO), Rodrigo Adorno. Também estiveram presentes no evento representantes do Museu de Ciências da Terra, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o chefe da Digeom, além dos técnicos da Dipale de Manaus e Porto Velho, por intermédio de videoconferência.