CPRM apresenta ações de fomento para o setor mineral de Alagoas

Durante o fórum foi lançada a Folha Arapiraca

Por Conexão Mineral 19/04/2017 - 07:52 hs
Foto: CPRM
CPRM apresenta ações de fomento para o setor mineral de Alagoas
Maria Angélica Batista Lima, da Divisão de Minerais Industriais (Dimini) da CPRM

Com o objetivo de traçar uma visão sobre o desenvolvimento do setor de mineração em Alagoas, bem como discutir sobre as condições sanitárias, ambientais e a diversificação da produção, foi realizado no dia 7/4 o 1º Fórum da Mineração no Estado. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) integrou a programação do evento, realizado no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), apresentando as ações da empresa para o fomento do setor mineral. O fórum foi organizado pela superintendência de Energia e Mineração da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Grupo de Extensão de Engenharia e Segurança do Trabalho (Geest).

A pesquisadora em geociências, Maria Angélica Batista Lima, da Divisão de Minerais Industriais (Dimini), expôs o tema “Ações da CPRM para fomentar o setor mineral em Alagoas”, e aproveitou a oportunidade para fazer o lançamento da Folha Arapiraca, região central do Estado, mapeada no Programa Geologia do Brasil, do Mapa de Recursos Minerais, além da atualização do Mapa Geológico do Estado. 

Este conjunto de ações visa subsidiar o planejamento governamental e também investimentos privados, fortalecendo a atividade mineira no território alagoano que, além de petróleo, gás natural e sal gema, dispõe ainda de ocorrências de cobre, ferro, ouro, calcário para cimento, minerais de pegmatitos, além de rochas ornamentais e argilas para cerâmica vermelha e refratária.

Os municípios de Murici, União dos Palmares e Branquinha são produtores de granito da região da Zona da Mata. Durante o fórum, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) ministrou uma palestra sobre a eficiência da fiscalização nas pedreiras clandestinas. Já o Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou um painel sobre a regularização de cooperativas do segmento.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais José Leonardo Silva Andriotti participou do fórum, e destacou que a participação da empresa foi importante para divulgar informações de grande relevância, a fim de estimular o setor mineral. Ele ainda citou casos recentes, como a descoberta de novos depósitos de lítio no País, na região do Vale do rio Jequitinhonha, no nordeste do Estado de Minas Gerais. “Faremos aqui não somente a entrega de um produto, mas um trabalho permanente de prestação de serviço à sociedade”, afirmou Andriotti. 

Também estiveram presentes pela CPRM os gerentes da Superintendência de Recife, Ana Cláudia Accioly (Geologia e Recursos Minerais), e Douglas Luna (Relações Institucionais e Desenvolvimento).