Atleta de Niquelândia é campeão nos jogos Parapan-americanos de basquete em cadeira de rodas

João Paulo Madureira, que participa do projeto esportivo apoiado pela Anglo American, foi o cestinha da Seleção Brasileira na competição

Por Conexão Mineral 18/04/2017 - 14:31 hs
Foto: Comitê Olímpico
Atleta de Niquelândia é campeão nos jogos Parapan-americanos de basquete em cadeira de rodas
Seleção brasileira de basquete masculino em cadeira de rodas

A Seleção Brasileira de basquete masculino em cadeira de rodas foi a grande campeã nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizado no final de março na cidade de São Paulo. Além de ser motivo de orgulho para o Brasil, a conquista do ouro trouxe, em especial, muita alegria para o município de Niquelândia (GO). O maior pontuador da competição foi o jogador João Paulo de Souza Madureira, de 17 anos, morador da cidade e integrante do Xuá de Três, projeto apoiado há sete anos pela Anglo American e pelo Ministério dos Esportes que visa a inclusão social, por meio do basquetebol em cadeiras de rodas.

Para João Paulo, o esporte trouxe uma nova perspectiva de vida. “Há três anos recebi um convite para conhecer o projeto que mudou minha trajetória. Nunca pensei em ser atleta e o futuro sempre me pareceu um pouco obscuro, pois achava que as chances no mercado de trabalho para pessoas com deficiência eram mais reduzidas. Hoje, no entanto, tenho uma profissão e aspirações cada vez maiores no basquete. ”, destacou o atleta-destaque da competição.

 

“É a primeira vez que um atleta de Niquelândia ganha reconhecimento nacional. Para nós, a medalha de ouro vem coroar um trabalho que é desenvolvido com muita dedicação, inspira e motiva muitas pessoas. ”, afirmou Roberto Carlos Rodrigues de Araújo, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Niquelândia (Asdeniq), entidade parceira no Projeto em conjunto com a Federação Goiana de Basquetebol em Cadeiras de Rodas.