Instituto Alcoa fortalece organizações civis de todo País

Projeto Cambará 2017 beneficiará mais de 160 pessoas e 80 instituições

Por Conexão Mineral 18/04/2017 - 11:56 hs
Foto: Instituto Alcoa
Instituto Alcoa fortalece organizações civis de todo País
Projeto Cambará beneficiou mais de 274 organizações desde 2014

O Instituto Alcoa, em parceria com a organização FICAS, iniciou em abril mais uma edição do Projeto Cambará, que tem como objetivo fortalecer organizações da sociedade civil, para contribuir com o aprimoramento da gestão. Em seu quarto ano de realização, o Cambará será realizado em Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), dando continuidade aos trabalhos realizados no ano passado e também iniciando novos temas.

Desde 2014, o Projeto Cambará já beneficiou mais de 274 organizações da sociedade civil e mais de 460 pessoas foram certificadas. Para Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa, o Cambará contribui para o fortalecimento da sociedade civil organizada. “Projetos como este têm um poder imenso de transformação. Quando apoiamos a formação das organizações, temos a certeza de que elas sairão preparadas para aprimorar sua gestão e o desenvolvimento de projetos, além de promover a articulação e integração de diferentes atores da comunidade. Nosso maior objetivo é contribuir para que nossos parceiros se tornem os protagonistas de suas histórias".

Cambará, planta que dá nome ao projeto desenvolvido pelo Instituto Alcoa, é um arbusto nativo, aromático, medicinal, que dá flores coloridas o ano inteiro e atrai borboletas. Por isso, na metodologia do projeto, os participantes percorrem por ciclos, que se assemelham a um processo de cultivo – no qual é preciso adubar, semear, plantar, cuidar, para que os frutos possam ser colhidos e as sementes novamente plantadas. Após todo o processo de “cultivo”, cada organização apresenta o projeto para uma banca examinadora em cada localidade. Os avaliadores contribuem com sugestões para aprimoramento do projeto.

Em São Luís (MA), os temas a serem trabalhados serão Desenvolvimento de Projetos e Gestão & Liderança. Em Poços de Caldas (MG), para aprimorar o trabalho das organizações formadas em 2014, 2015 e 2016, serão realizados módulos e intercâmbios com foco em Fortalecimento Institucional. E em Juruti (PA), o Projeto Cambará retornará com o tema Gestão & Liderança, o intuito de contribuir para a estruturação das associações de moradores e organizações comunitárias.