Volvo lança no Brasil a sua maior escavadeira sobre esteiras e outros modelos menores

EC950EL tem peso operacional de 92 toneladas

Por Conexão Mineral 13/04/2017 - 18:15 hs
Foto: Volvo
Volvo lança no Brasil a sua maior escavadeira sobre esteiras e outros modelos menores
EC950EL tem caçamba de 5,6 m³

A Volvo Construction Equipment está lançando no Brasil a EC950EL, a maior escavadeira sobre esteiras da marca. Com um peso operacional de 92 toneladas, é destinada principalmente para mineração de médio porte e obras de infraestrutura. Com uma caçamba de 5,6 m³ , 27% maior que a da EC750DL, a nova escavadeira chega para atender as necessidades das empresas que trabalham com escavações massivas.

Segundo a empresa, ela garante uma produtividade mais elevada nas operações que demandam grandes movimentações de terra ou que precisam de ciclos mais curtos e rápidos de escavação e carregamento. “A força de escavação da caçamba e a força de corte de braço são respectivamente 23% e 29% maiores que a EC750DL”, afirma Boris Sanchez, gerente de Suporte a Vendas e Aplicações da Volvo CE LA. Com mais de 424kN de força de desagregação e 408kN de força de arranque do braço, é um modelo que tem a combinação perfeita de potência e estabilidade para suportar tarefas de grande capacidade nas aplicações mais difíceis. “São atributos que proporcionam mais toneladas de materiais escavados e carregados”, lembra Gilson Capato, diretor Comercial da Volvo CE no Brasil.

A pressão hidráulica elevada e constante fornece energia sempre quando a escavadeira é exigida. “Para garantir maior versatilidade, o sistema de gerenciamento dos implementos da EC950E L permite a utilização de diversos acessórios. O operador pode fazer o pré-ajuste do fluxo hidráulico e da pressão por meio do monitor e dentro da cabine”, explica Masashi Fujiyama, representante de produto da Volvo CE LA.

“Movida por um motor Volvo de 16 litros e 606cv, a EC950E L tem tecnologia avançada, desenvolvida com base em décadas de experiência da Volvo para garantir uma operação altamente produtiva”, observa Massami Murakami, diretor de Suporte a Vendas da Volvo CE LA. Este conjunto proporciona a redução dos tempos de ciclo ao mínimo possível, com a potência e o torque altos, tudo combinado com um sistema totalmente eletro-hidráulico, de acordo com o fabricante.

O sistema hidráulico nesta nova máquina aumenta a potência da bomba hidráulica para garantir uma operação rápida, fácil e eficaz, colocando o controle nas mãos do operador, segundo o fabricante. O sistema hidráulico controla o fluxo quando necessário e reduz as perdas internas no circuito.

Combinado com o Modo ECO exclusivo da Volvo, o sistema hidráulico reduz a perda de fluxo e pressão e atinge uma alta eficiência de combustível. O modo de trabalho integrado permite aos operadores escolher o melhor modo específico para a tarefa a ser realizada: I (marcha lenta), F (Fina), G (Geral), H (Pesada) e P (Potência máxima).

A EC950EL tem uma bitola larga, carro longo, material rodante retrátil e um contrapeso otimizado, o que resulta em uma máquina bem equilibrada, sólida. Todas as interfaces - incluindo joysticks, teclado e o monitor LCD - são ergonomicamente posicionados e projetados para otimizar total controle e máxima eficiência. Os operadores podem trabalhar com conforto e confiança nos ambientes mais desafiadores dentro de uma cabine confortável, espaçosa e de baixo ruído. Para maior segurança e durabilidade, pode ser instalada uma proteção total dos roletes. Também estão disponíveis proteções FOG (Falling Object Guard) e FOPS (Falling Object Protective Structure) para a cabine.

O design robusto da EC950EL garante que o trabalho seja feito rapidamente e sem atraso. Construída com componentes dimensionados para trabalhos severos, incluindo lança e braço altamente resistentes, um chassi robusto e chapas inferiores reforçadas, pode-se confiar completamente na longevidade e no tempo operacional em aplicações pesadas.

As caçambas de General Purpose, Heavy-Duty ou Extreme-Duty são construídas com chapas de aço resistentes ao desgaste, indicadas para aplicações em pedreiras e na mineração. Para maximizar o tempo operacional, os pontos essenciais de manutenção são de fácil acesso, por meio de portas do compartimento com grande abertura, convenientemente localizadas usando-se a passarela central e as laterais.

Novas escavadeiras EC140DL e EC140DLM

A Volvo Construction Equipment está oferecendo ao mercado brasileiro a sua escavadeira EC140D. Com 14 toneladas de peso operacional, tem cabine confortável, 10% mais espaçosa que a versão anterior. Ergonomicamente projetada, com vários ajustes para o assento do operador, permitindo adequações para diferentes estaturas, a máquina equipada de fábrica com o sistema ROPS, em inglês Roll Over Protective Structure, que significa estrutura protetora contra capotamento. Com o novo visual da série D de escavadeiras Volvo, a EC140D ganhou ainda um novo motor de 105cv, que atende às novas regulamentações de emissões de poluentes e ruídos Proconve MAR-I/Conama 433.

A máquina também tem facilidade de manutenção. Portas amplas, com trava, oferecem fácil acesso aos pontos de serviços e filtros, o que permite que as inspeções sejam feitas mais rapidamente, aumentando a disponibilidade do equipamento. O modo de serviço instalado no monitor exibe intervalos de manutenção dos principais componentes e as verificações de diagnósticos. Além disso, as placas antiderrapantes asseguram o acesso seguro para manutenção, mesmo em condições de clima chuvoso.

Escavadeira compacta EC55D

A empresa lançou também a escavadeira compacta sobre esteiras EC55D. Com um peso operacional de 5,5 toneladas, ela chega para substituir a EC55B Pro e é parte do plano da empresa de renovação da linha de equipamentos para atender a regulamentação Proconve MAR 1/ Conama 433.