Belo Sun recebe ordem provisória de suspensão da Licença de Instalação

Projeto Volta Grande sofre com segunda interrupção

Por Conexão Mineral 12/04/2017 - 15:04 hs
Foto: Belo Sun
Belo Sun recebe ordem provisória de suspensão da Licença de Instalação
Projeto Volta Grande enfrenta problema com estudos sobre impactos em terras indígenas

A canadense Belo Sun Mining Corp. recebeu uma ordem de suspensão provisória da Licença de Instalação (LI) para o Projeto Volta Grande. De acordo com a ordem, a LI será suspensa até que o estudo indígena seja aprovado pela Funai.

Segundo a mineradora, foram concluídos estudos sobre as duas terras indígenas mais próximas, localizadas a 12 e 16 km do Projeto Volta Grande, que foi aceito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará. De acordo com a regulamentação brasileira, estudos indígenas são necessários se as terras indígenas estiverem localizadas a menos de 10 km do projeto.

Ainda de acordo com a mineradora, a decisão provisória foi proferida sem ouvir argumentos do Estado do Pará ou da Belo Sun. A empresa acredita que, após uma revisão do estudo indígena concluído anteriormente, o Justiça irá reconsiderar sua posição.

"Estamos decepcionados por esta segunda interrupção de nossos planos de construção. Entretanto, estes obstáculos são esperados. Estamos trabalhando com o nosso advogado local para ter a decisão da Corte anulada", informa Peter Tagliamonte, presidente e CEO da Belo Sun.