Jateamento com gelo seco para limpeza de equipamentos e ferramentas

Sistema pode ser utilizado em atividades industriais e instalações prediais

Por Conexão Mineral 11/04/2017 - 10:52 hs
Foto: Cold Jet
Jateamento com gelo seco para limpeza de equipamentos e ferramentas
Gel seco é opção para limpeza de equipamentos

O sistema de jateamento com gelo seco (CO2) da Cold Jet é um processo que, segundo a empresa, vem sendo utilizado pelos mais diversos segmentos industriais como forma de maximizar a qualidade e capacidade produtiva. Ele é utilizado para a remoção de resíduos de produção, seus agentes relacionados e contaminantes.  procedimento tem sido aplicado na remoção de tinta, óleos, graxas, “biofilmes”, carepas de fundição e solda, colas, poeira e resíduos sólidos aglutinados. O processo é totalmente isento de umidade, não abrasivo, não inflamável, não condutor de eletricidade e não gera resíduos secundários, podendo ser utilizado em equipamentos elétricos sem nenhum risco de danos, de acordo com a empresa.

As partículas de gelo seco são utilizadas como agente de impacto, aceleradas via ar comprimido. O jateamento funciona pela associação de três fatores primários: energia cinética provocada pelo impacto das partículas de gelo seco aceleradas a velocidades supersônicas, pela diferença de temperatura, uma vez que o gelo seco possui uma temperatura de -78º C, o que cria uma zona de choque térmico, contraindo a camada de impureza e desprendendo-a do material base e pelo efeito da sublimação (passagem de seu estado sólido diretamente para o estado gasoso), quando ocorre uma expansão de aproximadamente 800 vezes no volume da molécula de CO2, agindo como se ocorresse um micro explosão em cada molécula do elemento impactante, no caso o gelo seco.

O sistema otimiza a performance do jateamento para cada aplicação através da combinação destes três fatores e pela possibilidade de ajuste de quatro variáveis: pressão do ar comprimido; tipo de bico utilizado no jateamento (distribuição da velocidade); granulometria da partícula e sua densidade; e relação entre a massa da molécula e densidade do fluxo (partículas por unidade de área por segundo).