A importância dos indicadores para uma boa manutenção

Sem acompanhamento completo e detalhado, empresa pode ter custos desnecessários

Por Conexão Mineral 07/04/2017 - 15:09 hs
Foto: CM
A importância dos indicadores para uma boa manutenção
Silvimar Fernandes Reis, consultor em gestão de ativos do Grupo Galvão

A terceira palestra do Sobratema Workshop 2017, intitulada A Gestão da Manutenção e a Importância de seus Indicadores foi ministrada pelo engenheiro Silvimar Fernandes Reis, consultor em Gestão de Ativos do Grupo Galvão e do Grupo Mobibrasil e autor da obra Conversando com a Máquina. “A manutenção é estratégica e não está sozinha, ela se relaciona com vários setores da empresa e esses departamentos precisam, também, funcionar bem para não impactar na área de manutenção”, explicou. “No atual cenário, ela não representa um custo e sim uma oportunidade”. 

A questão do planejamento e do seu controle foram ressaltadas por Reis, como essenciais para a área de manutenção de ativos, bem como a escolha da melhor variável de controle. “Entre as variáveis, destaco a questão da quilometragem por hora, do combustível acumulado e do calendário. Em minha opinião, um dos melhores é a do combustível”, exemplificou. “Mas, infelizmente, ainda os sistemas de manutenção disponíveis não contemplam esta necessidade”, acrescentou. 

Sobre os indicadores, a seleção varia conforme o segmento, a empresa, a obra e até o período. “Assim, temos alguns requisitos que precisam ser considerados, como aplicabilidade, mensuração, fácil coleta, estar relacionado a algum objetivo, entre outros”, avalia. “Em uma construtora, por exemplo, poderia selecionar os pneus, os serviços e os combustíveis. Isso porque eles necessitam de processos para que não haja possíveis desvios”.  

Pela questão da integração entre as áreas, Reis destacou também possibilidade de selecionar a mão de obra como um indicador, se ela tiver representatividade importante em nível de custo. “Não é necessário muitos indicadores, mas alguns que sejam assertivos para os objetivos de cada companhia, além disso, que eles possam se correlacionar”, ressaltou. Outro indicativo que Reis analisou como possível indicador do futuro é a emissão de CO2

 

Acesse a galeria de imagens dessa matéria (abaixo) para mais informações sobre a palestra.