Mineradoras gaúchas preocupadas com aumento do ICMS para brita

Percentual pago passará de 12% para 13% após 30 de abril

Por Conexão Mineral 05/04/2017 - 09:15 hs
Foto: Magali Beckmann
Mineradoras gaúchas preocupadas com aumento do ICMS para brita
Sindibritas e Agabritas debatem a questão do ICMS no RS

Em 30 de abril acontece o fim do período estabelecido pelo Governo do Rio Grande do Sul para a alíquota reduzida do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor de brita. Com isto, o valor será alterado de 12% para 13%. O Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Rio Grande do Sul (Sindibritas) e a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) estão mobilizados pela manutenção dos 12%, que segundo as instituições, é indispensável para o desenvolvimento social e econômico. 

"Mesmo com a redução para 12%, essa é a maior alíquota de ICMS de brita do Brasil. É fundamental que haja essa compreensão. É necessário fazer com que nossas atividades avancem e, com isso, que as empresas gerem mais empregos e renda", afirma Pedro Antônio Reginato,presidente do Sindibritas e da Agabritas

A alíquota para a brita já foi de 17% e há alguns anos foi reduzida para 12%, mas a areia, um dos principais agregados da construção civil, não foi contemplada e ficou com percentual de 18%.