Vale realizará ações de recuperação ambiental em Vitória

Projeto inclui a criação de dois parques na região, para educação ambiental e prática de esportes e lazer

Por Conexão Mineral 03/04/2017 - 08:31 hs
Foto: Vale
Vale realizará ações de recuperação ambiental em Vitória
Serão retirados sedimentos de minério de ferro depositados em areia na década de 1970

A Vale assinou com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Vitória e o governo do Espírito Santo um Termo de Compromisso Ambiental e desenvolverá diversas ações de recuperação no extremo Norte da praia de Camburi. Entre as iniciativas, está a construção de dois parques na região: O Parque Costeiro, voltado para a educação ambiental, e o Parque Zé da Bola, com espaço para prática de esportes e lazer.

“A assinatura deste termo reflete o compromisso da Vale com as entidades envolvidas e com a comunidade. Há anos estudamos o assunto para garantir a melhor solução para a recuperação da área. Agora, com o aval de todos os órgãos, estamos prontos para executar as obras e devolver à cidade de Vitória um espaço nobre e pouco conhecido pela comunidade capixaba”, ressalta o diretor da Vale, Fabio Brasileiro.

O projeto engloba também a proteção da restinga na região norte da praia e um estudo para recuperação da erosão na região sul. A ação ainda prevê a limpeza da faixa de areia que não é banhada pelo mar no extremo norte da praia, onde há sedimentos de minério de ferro oriundos das atividades da empresa no passado.

Estudos contratados pela Vale e confirmados por órgãos ambientais mostraram que o material, depositado durante a década de 1970, está confinado no extremo norte da praia, não afetando outros pontos, e que a fauna e a flora da região estão estáveis. O procedimento que resultou no depósito do material foi encerrado há mais de 30 anos e, desde então, a empresa conta com medidas de controle e contenção para impedir esse tipo de ocorrência.