Aquapolo fornece água de reúso industrial para polo petroquímico

Sistema pode fornecer 650 litros por segundo e 85% são destinados ao polo

Por Conexão Mineral 22/03/2017 - 09:58 hs
Foto: Cofip ABC
Aquapolo fornece água de reúso industrial para polo petroquímico
A água de reúso é produzida a partir do esgoto tratatado

Com foco no uso consciente da água, cujo dia é comemorado mundialmente em 22 de março, empresas do Polo Petroquímico do Grande ABC, em São Paulo, empregam água de reúso industrial como fonte de abastecimento. A iniciativa tem possibilitado o aumento da oferta de água potável para a Região Metropolitana de São Paulo, uma vez que o Polo deixa de usar mensalmente 900 milhões de litros de água tratada. “Ao adotar o reúso, as empresas deixam de consumir água potável em processos produtivos e passam a usar água de reúso da estação de tratamento de esgoto ETE ABC, da Sabesp, processada pelo Aquapolo, o que beneficia diretamente a população e dá um destino industrial para essa água”, diz Francisco Ruiz, gerente executivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC).

O abastecimento é realizado pelo Aquapolo, considerado o maior empreendimento do hemisfério sul para a produção de água de reúso industrial. O Aquapolo pode fornecer 650 litros por segundo, volume equivalente ao consumo de água potável de uma cidade com 300 mil moradores. Cerca de 85% deste volume são destinados ao Polo Petroquímico.

A água de reúso é produzida a partir do esgoto tratado. Esse efluente, que seria devolvido à natureza dentro das condições exigidas pela legislação, passa por novos tratamentos que tornam o produto próprio para uso industrial: filtração, ultrafiltração – para retenção de sólidos e bactérias, e osmose reversa – para redução de salinidade e outros elementos.

Para Ruiz, a associação do Aquapolo ao Cofip ABC é de grande importância para o desenvolvimento sustentável do polo petroquímico e vem ao encontro da crença da instituição. “O equilíbrio ambiental, a responsabilidade social e a efetividade econômica são fundamentais para a criação de valor, o que nós temos cada vez mais alcançado por meio de iniciativas como esta realizada pelo Aquapolo”, afirma.

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.