Evento na Fiesp debate mudanças do clima e segurança hídrica

Crise recente na região Sudeste foi alerta sobre necessidade de mudança de postura

Por Conexão Mineral 22/03/2017 - 08:43 hs
Foto: João Luiz/Sec.Agricultura e Abastecimento de SP
Evento na Fiesp debate mudanças do clima e segurança hídrica
Evento realizado na Fiesp em comemoração ao Dia Mundial da Água

Para debater os impactos das mudanças climáticas e as soluções para preservar os recursos hídricos, representantes dos setores público e privado participaram ontem do seminário “Mudanças do Clima e Segurança Hídrica”, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado hoje, 22 de março.

De acordo com o vice-presidente e coordenador do Comitê de Mudança do Clima da Fiesp, João Guilherme Sabino Ometto, “com essa iniciativa, a Fiesp espera contribuir para o debate da mudança do clima e implicações na economia nacional e reflexos no cenário internacional”.

Para o presidente do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp, Walter Lazzarini Filho, o estresse hídrico que afetou a Região Sudeste e as alterações registradas também na Região Nordeste do País exigem uma mudança de postura. “A natureza está dando seu alerta. Como o apoio de todos, a Fiesp está levantando esta discussão para preservar os recursos hídricos”, avaliou.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, que participou da abertura do evento, nos últimos anos, o setor agropecuário tem reagido e incorporado uma série de cuidados para preservação da água, “um bem que, apesar de limitado, ainda é visto como infinito pela sociedade”.

Na abertura do encontro, foi lançado o estudo “Mudança do Clima: avaliação dos reflexos das metas de redução de emissões sobre a economia e a indústria brasileira”, desenvolvido sob a iniciativa e coordenação do Comitê do Clima da Fiesp que participa, desde 2009, das Conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudança do Clima. O trabalho visa fornecer subsídios às discussões de políticas públicas que envolvem o setor industrial a fim de manter sua competitividade e o desenvolvimento sustentável.

O segundo estudo, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), aborda a Simulação de Sistema de Comércio de Emissões, para investigar potenciais impactos em uma economia global de baixo carbono, indicando possíveis custos advindos da adoção de diferentes estratégias e de potenciais modelos que possam ser adotados na precificação, objetivando a mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

O evento contou ainda com a realização de mesa-redonda sobre estratégia e instrumentos econômicos aplicados à política de mudança do clima. Será encerrado com a entrega da 12ª edição do Prêmio de Conservação e Reuso de Água, que divulga iniciativas das indústrias para reduzir o consumo e desperdício de água, o que leva a benefícios ambientais, econômicos e sociais.