CBPM divulgou Jurema Leste e Caboclo dos Mangueiros

Durante PDAC 2017 empresa apresentou os projetos considerados promissores para empreendimentos minero-industriais

Por Conexão Mineral 17/03/2017 - 08:00 hs
Foto: CBPM

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), participou da 85ª Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC). Na ocasião apresentou projetos considerados promissores para empreendimentos minero-industriais. O evento contou com a participação do Ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho, que durante encontro, realizado no Pavilhão Brasil, se dispôs a vir à Bahia para visitar empreendimentos de mineração no Estado.

A CBPM ofertou dois projetos para investimento em pesquisa complementar: o Depósito de Ouro Jurema Leste, em Iramaia/Maracás, no centro-sul do Estado, e o Corpo Ultramáfico de Caboclo dos Mangueiros, com mineralizações de níquel, cobre e cobalto, em Pilão Arcado/Campo Alegre de Lourdes, no norte baiano.

No prospecto Jurema Leste a mineralização de ouro está associada à sequência vulcanossedimentar Contendas-Mirante. A pesquisa foi iniciada através de estudos aerogeofísicos que apontaram as anomalias, das quais sete áreas foram selecionadas. Com a definição dos alvos foi iniciada uma exploração detalhada utilizando geofísica terrestre, geoquímica de solo, mapeamento geológico e escavação de poços e trincheiras.

Os resultados confirmaram a ocorrência de mineralização aurífera com indicação de intensificar a exploração nos alvos. Uma pesquisa de detalhe selecionou cinco sub-alvos definidos como prioritários, investigados inclusive com sondagem rotativa, totalizando 3.230 metros perfurados.

A mineralização primária de Jurema Leste é composta por depósitos mesotermais de ouro filonianos, que justificam um programa mais detalhado de exploração. Dada a excelência na infraestrutura do distrito aurífero e dependendo dos resultados da exploração mais aprofundada, o projeto poderá evoluir rapidamente para um estudo de viabilidade e fase de produção de minérios secundário e primário.

O corpo ultramáfico de Caboclo dos Mangueiros foi identificado nos levantamentos aerogeofísicos realizados entre 2005/2006. Com base na geologia de detalhe e dos dados geofísicos e geoquímicos foi executado um programa de sondagem com 15 perfurações, totalizando 2,7 mil metros, que definiu zonas sulfetadas com espessuras superiores a 100 metros. O modelamento geométrico com os furos de sondagem caracterizou o primeiro segmento do corpo mineral com dimensões aproximadas de 1.700m x 400m x 200m, contendo zonas altamente sulfetadas com espessura superior a 70 metros.

Foram identificadas duas fases distintas de mineralização. A primeira indicando uma concentração de níquel, cobre e cobalto, associada ao corpo máfico/ultramáfico, enquanto que a outra evidencia mineralizações de cobre, zinco, ouro, níquel, platina e paládio, associadas a eventos hidrotermais.

Os resultados analíticos das amostras dos furos de sondagem apresentam um intervalo contínuo superior a 208 metros, contendo 0,21% de níquel, 0,13% de cobre, 180ppm de cobalto, além de ouro, platina e paládio. Os dados atuais admitem uma expectativa de recursos potenciais superiores a 200 milhões de toneladas de minério de níquel e cobre e elementos associados.