Metso lança britador que combina dois métodos diferentes

Durante a Conexpo 2017 empresa também apresentou o monitoramento em tempo real Metrics Service

Por Conexão Mineral 08/03/2017 - 16:03 hs
Foto: Metso
Metso lança britador que combina dois métodos diferentes
Novo britador Metso MX Cone

A Metso lança na Conexpo, em Las Vegas, o britador que combina dois métodos de britagem diferentes baseados no pistão e no bojo giratório. O MX Cone com a tecnologia Multi-Action, segundo o fabricante, foi projetado para as condições mais exigentes de rochas, com foco especial nas funções de ajuste automático, permitindo operações mais econômicas e seguras, alta taxa de redução com um perfil de produto final.

A principal vantagem da tecnologia Multi-Action patenteada pela Metso é o fácil ajuste da abertura de operação e a compensação do desgaste do revestimento sem interromper o processo de britagem. De acordo com a empresa, tudo isto pode agora ser combinado com menor desgaste e melhor proteção mecânica, proporcionando intervalos de manutenção mais amplos. O Metso MX também oferece melhor abertura para liberação de passagem com alta proteção contra objetos não britáveis e sobrecargas. O britador pode utilizar até 70% das novas peças de desgaste: um índice de utilização que bate todos os recordes, segundo o fabricante.

“Depois de 10.000 horas de testes rigorosos, estamos orgulhosos de afirmar que o Metso MX satisfaz nossos objetivos de aumento de rentabilidade, ao permitir britagens 24/7 com tempo de inatividade mínimo”, conclui Jouni Mahonen, vice-presidente de Vendas Globais e Suporte de Produto da Metso.

Controle em tempo real

A Metso acaba de lançar também na Conexpo o Metrics Service, uma solução digital para ajudar a otimizar as operações e a manutenção de equipamentos de peneiramento e britagens móveis. A solução faz parte da oferta de contrato de Serviços de longo prazo, da companhia. O Metso Metrics Service é mais um passo de desenvolvimento digital da empresa, ampliando as possibilidades oferecidas pelas tecnologias de analytics e de computação na nuvem.

Como os equipamentos de britagem móvel deslocam-se por vários locais, o rastreamento desses ativos é um desafio, assim como manter e monitorar o desempenho máximo das frotas. Com o Metso Metric Services, que adota dispositivos de comunicação embarcados nos equipamentos, é possível ter um quadro dos dados importantes de operação e de manutenção. As informações envolvem desde taxas de utilização até níveis de produção em campo e consumo de combustíveis. O acesso aos dados é seguro e permite a tomada de decisão baseada em informações que impactam as operações de britagem.

“Fazer o melhor uso dos ativos depende de dados confiáveis: ter informações corretas no tempo certo ajuda os clientes a tomarem decisões operacionais e de manutenção estratégicas que aumentam produtividade e disponibilidade dos equipamentos”, explica Giuseppe Campanelli, vice-presidente de Soluções de Serviços da Metso. De acordo com ele, o Metso Metrics Service foi projetado para coletar e fornecer informações cruciais por meio de uma interface amigável.

O Metso Metrics Services também ajuda a identificar ativos com baixo desempenho e oportunidades de treinamento das equipes de campo. A ferramenta pode ainda controlar os custos de inventário e de manutenção. Outra funcionalidade que os operadores de plantas móveis podem desfrutar é a integração do plano de manutenção dos equipamentos, antecipando inclusive as trocas de peças e revestimentos.

“O Metso Metrics é um exemplo excelente de como podemos ajudar nossos clientes a elevar suas operações a outro nível, com recursos de digitalização”, conclui Campanelli.